NARRATIVAS FOLIÃS PARA AS TELAS: UMA ANÁLISE DO DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA VIRTUAL CORAÇÕES UNIDOS NO CARNAVAL VIRTUAL DE 2022
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.58755Palavras-chave:
Carnaval, Carnaval Virtual, Narrativa audiovisualResumo
A presente pesquisa tem como objetivo desvelar o processo de criação da narrativa carnavalesca para o desfile de uma escola de samba virtual. O desfile tradicional de uma escola de samba se dá em um conjunto de fatores que propiciam o entendimento da narrativa a ser apresentada na passarela, in loco. No entanto, quando estes fatores se alinham para reproduzir o efeito do desfile em outras plataformas, como a internet, é possível encontrar direcionamentos para emular estas apresentações artísticas de forma mais próxima do que podemos chamar de real. Como procedimentos metodológicos, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e iconográfica, além da análise de conteúdo do desfile da escola de samba virtual Corações Unidos na plataforma Carnaval Virtual. Como resultados, percebemos que os elementos necessários para a identificação da narrativa carnavalesca estão presentes no desfile virtual, promovendo a compreensão das apresentações e gerando conexão com o que se observa no desfile de uma escola de samba tradicional.
Referências
ALVARENGA, A. M.; FRADE, I. “Cyberfolia: o espaço virtual e os novos modos de presença carnavalesca”. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Popular. Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p.155-166, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3MrUpzZ Acesso em: 08 dez 2022.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo / tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://bityli.com/vbK9G Acesso em: 08 dez. 2022.
CABRAL, S. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. São Paulo: Lazuli, 2011.
CARNAVAL VIRTUAL. Perguntas e Respostas (FAQ). Como se faz o carnaval virtual?. Disponível em: https://bit.ly/3MaYIPE Acesso em: 08 dez. 2022.
CARNAVAL VIRTUAL. Desfile Corações Unidos 2022. Disponível em: https://bityli.com/y9rAt Acesso em: 08 dez. 2022.
CUNHA, M. Carnaval é Cultura - Poética e Técnica no Fazer Escola de Samba. São Paulo: Senac São Paulo, 2015.
DINIZ, A.; CUNHA, D. Na passarela do samba: o esplendor das escolas em 30 anos de desfiles de Carnaval no Samdódromo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
FARIAS, J. C. O Enredo de Escola de Samba. Rio de Janeiro: Litteris, 2007.
RAYMUNDO, J. Samba-Enredo: a poética do carnaval de Porto Alegre. Ponta Grossa: Atena, 2021.
VALENÇA, R. T. Carnaval: para tudo se acabar na quarta-feira. Rio de Janeiro: Relume
Dumará, 1996.