NARRATIVAS FOLIÃS PARA AS TELAS: UMA ANÁLISE DO DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA VIRTUAL CORAÇÕES UNIDOS NO CARNAVAL VIRTUAL DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.58755

Palavras-chave:

Carnaval, Carnaval Virtual, Narrativa audiovisual

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo desvelar o processo de criação da narrativa carnavalesca para o desfile de uma escola de samba virtual. O desfile tradicional de uma escola de samba se dá em um conjunto de fatores que propiciam o entendimento da narrativa a ser apresentada na passarela, in loco. No entanto, quando estes fatores se alinham para reproduzir o efeito do desfile em outras plataformas, como a internet, é possível encontrar direcionamentos para emular estas apresentações artísticas de forma mais próxima do que podemos chamar de real. Como procedimentos metodológicos, foram adotadas as pesquisas bibliográfica e iconográfica, além da análise de conteúdo do desfile da escola de samba virtual Corações Unidos na plataforma Carnaval Virtual. Como resultados, percebemos que os elementos necessários para a identificação da narrativa carnavalesca estão presentes no desfile virtual, promovendo a compreensão das apresentações e gerando conexão com o que se observa no desfile de uma escola de samba tradicional.

Biografia do Autor

Édson Luís Dutra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui graduação em Jornalismo pelo Centro Universitário Metodista IPA (2020). Mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Produtor cultural, com trabalhos no segmento Carnaval, tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação e Cultura.

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

É professor e pesquisador do programa de pós-graduação em comunicação da FAMECOS na PUCRS. Pesquisador Gaúcho pela FAPERGS (2022). Formado em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, tem mestrado e dourado em Comunicação Social pela PUCRS. Tem experiência profissional na área de comunicação gráfica, audiovisual e digital.

Referências

ALVARENGA, A. M.; FRADE, I. “Cyberfolia: o espaço virtual e os novos modos de presença carnavalesca”. In: Textos Escolhidos de Cultura e Arte Popular. Rio de Janeiro, v. 8, n.2, p.155-166, 2011. Disponível em: https://bit.ly/3MrUpzZ Acesso em: 08 dez 2022.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo / tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016. Disponível em: https://bityli.com/vbK9G Acesso em: 08 dez. 2022.

CABRAL, S. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. São Paulo: Lazuli, 2011.

CARNAVAL VIRTUAL. Perguntas e Respostas (FAQ). Como se faz o carnaval virtual?. Disponível em: https://bit.ly/3MaYIPE Acesso em: 08 dez. 2022.

CARNAVAL VIRTUAL. Desfile Corações Unidos 2022. Disponível em: https://bityli.com/y9rAt Acesso em: 08 dez. 2022.

CUNHA, M. Carnaval é Cultura - Poética e Técnica no Fazer Escola de Samba. São Paulo: Senac São Paulo, 2015.

DINIZ, A.; CUNHA, D. Na passarela do samba: o esplendor das escolas em 30 anos de desfiles de Carnaval no Samdódromo. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2014.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

FARIAS, J. C. O Enredo de Escola de Samba. Rio de Janeiro: Litteris, 2007.

RAYMUNDO, J. Samba-Enredo: a poética do carnaval de Porto Alegre. Ponta Grossa: Atena, 2021.

VALENÇA, R. T. Carnaval: para tudo se acabar na quarta-feira. Rio de Janeiro: Relume

Dumará, 1996.

Downloads

Publicado

2023-10-19

Edição

Seção

Artigos