DISCURSO MORALIZANTE NO SAMBA BRASILEIRO E NO TANGO ARGENTINO. DOIS CASOS DE INTERPELAÇÃO A FIGURAS FEMININAS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.60461

Palavras-chave:

Cultura de massa e disciplinamento social, personagens femininas no samba e no tango, estudos discursivos sobre o Brasil e a Argentina, discurso na canção

Resumo

Este artigo aborda, a partir de uma perspectiva teórica materialista, a presença de uma regularização discursiva moralizante e socialmente disciplinadora no tango argentino e no samba carioca das décadas de 1920 e 1930. Propomos que esse discurso disciplinador, que relacionamos à tradição melodramática na cultura de massa e a políticas de Estado de ambos os países na época, esteve em conflito, na materialidade desses gêneros, com perspectivas discursivas de insubmissão aos modelos propostos para as classes trabalhadoras. Nosso objetivo é expor esse embate contraditório na análise discursiva de duas composições, descrevendo como ele se especifica na discursividade de cada um dos dois países conforme tendências já observadas em outros estudos. Consideramos aspectos da materialidade musical e da performance vocal, integrados com a observação, na materialidade verbal, da interlocução representada e da construção das entidades pessoais como objetos de discurso. Os resultados mostram prevalência, no tango, de uma focalização escarnecedora sobre a individualidade da personagem, pela sua inautenticidade e vontade de ascensão social. Já o samba desliza do reproche íntimo para uma genericidade em que a interlocução deixa de ser direcionada individualmente. Em ambos, a vocalização oferece chaves para perceber a contradição entre as perspectivas moralizantes e as não disciplinadas.

Biografia do Autor

Andreia dos Santos Menezes, Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.

Professora associada  do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol (FFLCH-USP). Mestre (2006) e Doutora (2012) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela FFLCH-USP. Realizou estágios de pós-doutorado com bolsa da FAPESP na LLILAS Benson - Latin American Studies and Collection - University of Texas (Austin-EUA), em 2018, e no Instituto de Investigaciones de Estudios de Género da Universidad de Buenos Aires, em 2023. 

Adrián Pablo Fanjul, Universidade de São Paulo

Doutor em Lingúistica e Língua Portuguesa pela UNESP (2002), Livre-Docente em Língua Espanhola pela USP. (2017). Tem bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2011, nível 2. Desde 2000, professor do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, atuando na pós-graduação desde 2003. Colabora com a Maestría en Análisis del Discurso da Universidad de Buenos Aires, como docente e orientador.

 

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Publicado

2023-10-19

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Seção

Autores convidados