DISCURSO MORALIZANTE NO SAMBA BRASILEIRO E NO TANGO ARGENTINO. DOIS CASOS DE INTERPELAÇÃO A FIGURAS FEMININAS.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.60461

Keywords:

Cultura de massa e disciplinamento social, personagens femininas no samba e no tango, estudos discursivos sobre o Brasil e a Argentina, discurso na canção

Abstract

Este artigo aborda, a partir de uma perspectiva teórica materialista, a presença de uma regularização discursiva moralizante e socialmente disciplinadora no tango argentino e no samba carioca das décadas de 1920 e 1930. Propomos que esse discurso disciplinador, que relacionamos à tradição melodramática na cultura de massa e a políticas de Estado de ambos os países na época, esteve em conflito, na materialidade desses gêneros, com perspectivas discursivas de insubmissão aos modelos propostos para as classes trabalhadoras. Nosso objetivo é expor esse embate contraditório na análise discursiva de duas composições, descrevendo como ele se especifica na discursividade de cada um dos dois países conforme tendências já observadas em outros estudos. Consideramos aspectos da materialidade musical e da performance vocal, integrados com a observação, na materialidade verbal, da interlocução representada e da construção das entidades pessoais como objetos de discurso. Os resultados mostram prevalência, no tango, de uma focalização escarnecedora sobre a individualidade da personagem, pela sua inautenticidade e vontade de ascensão social. Já o samba desliza do reproche íntimo para uma genericidade em que a interlocução deixa de ser direcionada individualmente. Em ambos, a vocalização oferece chaves para perceber a contradição entre as perspectivas moralizantes e as não disciplinadas.

Author Biographies

Andreia dos Santos Menezes, Universidade Federal de São Paulo, campus Guarulhos.

Professora associada  do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. Bacharel e licenciada em Letras, com habilitação em Português e Espanhol (FFLCH-USP). Mestre (2006) e Doutora (2012) em Letras - Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana pela FFLCH-USP. Realizou estágios de pós-doutorado com bolsa da FAPESP na LLILAS Benson - Latin American Studies and Collection - University of Texas (Austin-EUA), em 2018, e no Instituto de Investigaciones de Estudios de Género da Universidad de Buenos Aires, em 2023. 

Adrián Pablo Fanjul, Universidade de São Paulo

Doutor em Lingúistica e Língua Portuguesa pela UNESP (2002), Livre-Docente em Língua Espanhola pela USP. (2017). Tem bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2011, nível 2. Desde 2000, professor do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, atuando na pós-graduação desde 2003. Colabora com a Maestría en Análisis del Discurso da Universidad de Buenos Aires, como docente e orientador.

 

References

ALLEMANDI, C. L. Sirvientes, criados y nodrizas: una historia del servicio doméstico en la ciudad de Buenos Aires: fines del siglo XIX y principios del XX. Buenos Aires: Teseo, 2017.

BECKER, H. Outsiders: estudo de sociologia do desvio. Rio de Janeiro, Zahar, 2008.

BROOKS, P. “Une esthétique de l´étonnement: le mélodrame”. In: Poétique. Revue de théorie et d’analyse littéraires, Paris, n. 19, p. 340-356, 1974.

CAMPRA, R. Como con bronca y junando. La retórica del tango. Buenos Aires: Edicial, 1996.

CARNEIRO, M. L. T. O antissemitismo na Era Vargas: fantasmas de uma geração (1930-1945). São Paulo: Perspectiva, 2001.

DAVOINE, J. P. “L’Épithète mélodramatique”. In: Revue des Sciences Humaines, n. 162, p. 183-192, 1976.

FANJUL, A. P. “Sobre una figuración recurrente en la música argentina de tradición popular. Una propuesta discursiva”. In: Rétor, n. 8-1, p. 1-29, 2018.

___________________ A pessoa no discurso. Português e espanhol: novo olhar sobre a proximidade. São Paulo: Parábola, 2017.

FAUSTO, B.; DEVOTO, F. Brasil e Argentina. Um ensaio de história comparada (1850-2002). São Paulo: Editora 34, 2004.

FINNEGAN, R. “O que vem primeiro: o texto, a música ou a performance?”. In: MATOS, C.; TRAVASSOS, E.; MEDEIROS, F. (Org.). Palavra cantada: ensaios de poesia, música e voz. Rio de Janeiro: 7 Letras., 2008, p. 15-43.

FRITH, S. Ritos de la interpretación. Sobre el valor de la música popular. [1998] Trad. de Fermín Rodríguez. Buenos Aires: Paidós, 2014.

LOCOSELLI, L. De rocks, murgas e maracatus: o fazer musical e a construção do “local” sob o neoliberalismo latino-americano da virada de século. Um estudo comparativo das bandas Bersuit Vergarabat (Argentina) e Chico Science & Nação Zumbi (Brasil). 2019. 304 f. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. Trad. de Maria Cecília Perez de Sousa e Silva. São Paulo: Parábola, 2008.

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.

MATOS, C. Acertei no milhar: samba e malandragem no tempo de Getúlio. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

MENEZES, A. S. Pandeiros e bandoneones. Vozes disciplinadoras e marginais no samba e no tango. São Paulo: Editora da Unifesp, 2017.

MENÓN, L. M. A vida como ela é no mundo de faz de conta: uma análise comparativa, de cunho enunciativo-discursivo, das revistas Gente e Contigo. 2015. 363 f. Tese (Doutorado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

PEÇANHA, N. B. “O serviço doméstico e o mundo do trabalho carioca: uma análise das relações de trabalho de criadas nacionais e estrangeiras na passagem do século XIX para o XX”. Revista Maracanan, [S.l.], n. 21, p. 11-28, jul. 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/maracanan/article/view/40150>. Acesso em: 12 jul. 2023.

PÊCHEUX, M. “Papel da memória” [1983]. Trad. de José Horta Nunes. In: ACHARD, P. et al. Papel da Memória. Campinas: Pontes Editores, 2010, p. 49-57.

_________________ “Análise automática do discurso” [1969]. In: Gadet, F.; Hak, T. Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia Mariani. Campinas: Ediroa da Unicamp, 1997, p. 61-161.

RUSSO, M. E. A voz do torcedor e do “hincha” na narração de futebol no Brasil e na Argentina. 2013. 143 f. Dissertação (Mestrado em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

SARLO, B. El imperio de los sentimientos. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2011.

SCHETTINI, C.; POPINIGIS, F. “Empregados do comércio e prostitutas na formação da classe trabalhadora no Rio de Janeiro republicano”. ArtCultura, Uberlândia, v. 11, n. 19, p. 57-74, jul.-dez. 2009. Disponível em: <https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/11273>. Acesso em: 18 ago. 2023.

TATIT, L. Análise semiótica através da música. Cotia: Ateliê Musical, 2001.

TERÁN, O. Historia de las ideas en Argentina. Diez lecciones iniciales, 1810-1980. Buenos Aires: Siglo XXI, 2008.

TOSSOUNIAN, C. “Milonguitas: tango, gender and consumption in Buenos Aires (1920-1940)”. In: Estudios interdisciplinarios de América Latina y el Caribe. 27(2), p. 29-45, 2016.

WERNECK, J. O samba segundo as Ialodês: mulheres negras e cultura midiática. São Paulo: Hucitec, 2020.

Published

2023-10-19

Issue

Section

Guest authors