O CORPO ENQUANTO LUGAR DE MEMÓRIA

INTERSECÇÕES ENTRE ANÁLISE DO DISCURSO E PSICANÁLISE

Autores

  • Elaine Pereira Daróz Universidade Católica de Pernambuco
  • Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo Professora/Pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6425-2846

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.62414

Resumo

Historicamente os dizeres sobre a mulher nos remetem a uma idealização, intrinsecamente ligada ao seu corpo e modo de ser. Neste artigo, visamos compreender as redes de memória sobre a mulher e o seu corpo na atualidade, promovendo um deslocamento da noção de corpo-objeto para a noção de corpo como lugar de memória. Neste gesto, a Análise do discurso de linha Pecheutiana constituirá o nosso aporte teórico-analítico, na compreensão das redes de discursividades que se entrecruzam e regularizam determinados sentidos sobre ser mulher. Para tanto, promovemos um diálogo com a Psicanálise, em especial às questões sobre o corpo e seus sintomas a partir dos estudos de Freud e Lacan. Enfim, apresentamos um entrelaçamento entre as noções de corpo nas abordagens psicanalítica e discursiva, a fim de melhor compreendermos os efeitos de sentidos que recaem sobre os sujeitos contemporâneos, considerando os sintomas que se apresentam na atualidade.  

Biografia do Autor

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Professora/Pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984), com título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017), tem Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2000) e Doutorado em Letras e Linguística (UFPB, 2006). É professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, já tendo avaliado diversos cursos, em especial, de Fonoaudiologia e Gestão Hospitalar, no Brasil. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Ensino, Texto e Discurso, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Aquisição e distúrbios da linguagem. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado "Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo", elaborado em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Edição

Seção

Artigos