O CORPO ENQUANTO LUGAR DE MEMÓRIA

INTERSECÇÕES ENTRE ANÁLISE DO DISCURSO E PSICANÁLISE

Autores/as

  • Elaine Pereira Daróz Universidade Católica de Pernambuco
  • Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo Professora/Pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco https://orcid.org/0000-0001-6425-2846

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.62414

Resumen

Historicamente os dizeres sobre a mulher nos remetem a uma idealização, intrinsecamente ligada ao seu corpo e modo de ser. Neste artigo, visamos compreender as redes de memória sobre a mulher e o seu corpo na atualidade, promovendo um deslocamento da noção de corpo-objeto para a noção de corpo como lugar de memória. Neste gesto, a Análise do discurso de linha Pecheutiana constituirá o nosso aporte teórico-analítico, na compreensão das redes de discursividades que se entrecruzam e regularizam determinados sentidos sobre ser mulher. Para tanto, promovemos um diálogo com a Psicanálise, em especial às questões sobre o corpo e seus sintomas a partir dos estudos de Freud e Lacan. Enfim, apresentamos um entrelaçamento entre as noções de corpo nas abordagens psicanalítica e discursiva, a fim de melhor compreendermos os efeitos de sentidos que recaem sobre os sujeitos contemporâneos, considerando os sintomas que se apresentam na atualidade.  

Biografía del autor/a

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Professora/Pesquisadora do PPG em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco

Possui graduação em Fonoaudiologia (Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação - IBMR, Rio de Janeiro, 1978), especialização em Patologias da Linguagem (UNICAP, 1984), com título de especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa, 2006; renovação do título em 2012 e 2017), tem Mestrado Acadêmico em Fonoaudiologia (PUC-SP, 2000) e Doutorado em Letras e Linguística (UFPB, 2006). É professora adjunto III da Universidade Católica de Pernambuco, atuando na Graduação em Fonoaudiologia e como professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ciências da Linguagem. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso de linha francesa, na relação com a aquisição e distúrbios de linguagem, em especial, a gagueira e a afasia. Orientou 30 dissertações de mestrado e 41 pesquisas de Iniciação Científica (IC). Atualmente, possui 2 mestrandos, 13 doutorandos, 4 bolsistas de IC e 2 bolsistas de Extensão. Compõe o Banco Nacional de Avaliadores Institucionais e de Curso (MEC) desde 2006, já tendo avaliado diversos cursos, em especial, de Fonoaudiologia e Gestão Hospitalar, no Brasil. É líder do grupo de pesquisa do CNPq, intitulado Ensino, Texto e Discurso, constituído no Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem. É membro do Grupo de Pesquisa Aquisição e distúrbios da linguagem. É coordenadora do PROCAD UNICAP, intitulado "Diálogos em Linguística: do Formal ao Discursivo", elaborado em parceria com as instituições UCPEL e UFPB. É consultora da CAPES a partir de 2017. É presidente e membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP UNICAP) desde 2014.

Publicado

2024-06-06

Número

Sección

Artículos