QUEM ACENDEU O PAVIO?
A PRÁTICA DE ENSINO COM O GÊNERO CANÇÃO À LUZ DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E DA PERSPECTIVA ENUNCIATIVO-DISCURSIVA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n1.62833Resumo
Trata-se de uma abordagem concernente a práticas pedagógicas com o gênero canção. Como base teórico-metodológica, no plano linguístico, amparamo-nos, nas concepções de língua, linguagem e gênero do discurso conforme aquelas desenvolvidas pelo círculo de Bakhtin; no campo educacional, recorremos a teoria crítica da educação, a saber, a Pedagogia Histórico-Crítica, idealizada por Saviani e desenvolvida coletivamente por pesquisadores. Evidenciamos as contradições inerentes ao sistema capitalista e seus reflexos na língua, nos gêneros e nos processos educacionais. Defendemos a abordagem ampla dos enunciados, observando sua historicidade assim como as particularidades do gênero em estudo, indo além do gosto pessoal e das fórmulas espontaneístas no desenvolvimento das práticas de ensino. Por fim, analisamos brevemente a canção “Pavio do destino”, abordando os reflexos das contradições sociais por ela evidenciadas.
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