DANÇA VOGUE COMO FORMA DE LIBERTAÇÃO SOCIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n2.63411

Resumo

Este artigo busca refletir sobre a dança como forma de linguagem expressiva e de resistência cultural. Focamos este trabalho num estilo de dança norte-americana intitulado Vogue e popularizado por uma música e videoclipe da cantora Madonna. Utilizamos uma pesquisa bibliográfica e uma análise qualitativa para dar conta de compreender a dança Vogue como poderosa ferramenta artística da década de 1980 para os grupos LGBTQIA+ novaiorquinos. Os resultados deste trabalho revelam as intrincadas relações entre vida social, arte, vida familiar, estilos de vida, moda e muitos outros temas relevantes para os LGBTQIA+ praticantes dos bailes de Vogue. Também, demos a compreender como o Vogue se colocou como forma de linguagem enquanto arte de contestação e de sobrevivência no underground gay norte-americano.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Pós-Doutor pela Universidade de Brasília – UnB/POSLIT. Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Letras/Português e em Pedagogia. Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (PPGLLit/UFNT). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO, CAPES/CNPq. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9082-5203 E-mail: walacewalace@hotmail.com

Abimael Júnior Souza Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Licenciado em Letras/Português pela Universidade Federal do Tocantins - UFT.

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Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Artigos