GESTOS E MOVIMENTOS DO CORPO NO RAP

uma análise semiológica do videoclipe A Música da Mãe

Autores/as

  • Davi Aron Sousa Feitosa Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG
  • Michelle Aparecida Pereira Lopes Universidade do Estado de Minas Gerais -UEMG

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.63600

Resumen

O presente artigo analisa os movimentos de intericonicidade em imagens fixas recortadas do videoclipe A Música da Mãe, do rapper mineiro Djonga, materializados através do corpo e dos gestos do artista. Desse modo, nossa proposta é refletir sobre os sentidos construídos e/ou reproduzidos pela memória discursiva no campo midiático. Para esse fim, fundamentamo-nos no referencial teórico-metodológico dos Estudos do Discurso, apoiando-nos nos trabalhos de Michel Foucault (2008) e, especialmente no que tange a Semiologia Histórica de Jean-Jacques Courtine (2013), mobilizando ainda os trabalhos de Ricardo Teperman (2015) e Thiago Soares (2004) acerca da história do rap e a formação do videoclipe consecutivamente, ao fim, em nossas análises apontamos uma prática discursiva que (re)significa e (re)modela os sentidos por meio do corpo e do rap.

Publicado

2024-12-30

Número

Sección

Artículos