GESTOS E MOVIMENTOS DO CORPO NO RAP
uma análise semiológica do videoclipe A Música da Mãe
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n3.63600Resumen
O presente artigo analisa os movimentos de intericonicidade em imagens fixas recortadas do videoclipe A Música da Mãe, do rapper mineiro Djonga, materializados através do corpo e dos gestos do artista. Desse modo, nossa proposta é refletir sobre os sentidos construídos e/ou reproduzidos pela memória discursiva no campo midiático. Para esse fim, fundamentamo-nos no referencial teórico-metodológico dos Estudos do Discurso, apoiando-nos nos trabalhos de Michel Foucault (2008) e, especialmente no que tange a Semiologia Histórica de Jean-Jacques Courtine (2013), mobilizando ainda os trabalhos de Ricardo Teperman (2015) e Thiago Soares (2004) acerca da história do rap e a formação do videoclipe consecutivamente, ao fim, em nossas análises apontamos uma prática discursiva que (re)significa e (re)modela os sentidos por meio do corpo e do rap.
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Derechos de autor 2024 Policromias - Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som

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