O PODER DAS HISTÓRIAS

O STORYTELLING NA BASE DA DINÂMICA COMUNICATIVO E PRODUTIVO

Autores

  • Grazia Basile
  • Mario Garzia
  • Elisabetta Gola
  • Daniel Perico Graciano PPGL - UFSCar
  • Cássia Dos Santos
  • Dr. Lucas Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2024.v9n2.63780

Resumo

O objetivo deste trabalho é propor uma reflexão sobre os fundamentos narrativos da vida e da comunicação humana. De fato, o modelo narrativo é o nosso principal sistema para modelar a experiência: desde a infância mais precoce, os humanos tendem naturalmente a pensar em termos de histórias ao construir e interpretar a realidade, na forma de cenas que constituem a base para a construção de dinâmicas comunicativas, sociais e produtivas. A narrativa, portanto, revela-se uma ferramenta operacional fisiológica e extremamente eficaz, tanto do ponto de vista comunicativo quanto – se considerarmos as dinâmicas econômicas e produtivas da nossa sociedade – do ponto de vista da gestão estratégica de uma empresa.

Biografia do Autor

Dr. Lucas Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

EDITOR-ASSOCIADO da Policromias (Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som) do Museu Nacional/UFRJ. É PESQUISADOR do Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som/LABEDIS, do Setor de Linguística do Museu Nacional/UFRJ. É PÓS-DOUTOR pelo SETOR DE LINGUÍSTICA DO MUSEU NACIONAL/UFRJ, tendo realizado estágio de pesquisa sobre Línguas Indígenas, Política Linguística e Política de Línguas, Educação Escolar (Indígena) no Norte do Império e Silenciamento das Línguas Baré e Baniwa na Institucionalização do Português no Séc. XIX (2021/FAPERJ/Programa Nota 10/processo E-26/204.599/2021). É DOUTOR em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (FAPERJ/Programa Nota 10/processo E-26/200.564/2018, sob orientação da Profa. Titular Tania Clemente). Realizou ESTÁGIO DE PESQUISA em Estocolmo (Suécia), pela Stockholm University (CAPES/processo BEX 6103-13-8), sobre ensino de português língua materna, ensino de sueco segunda língua (português-sueco) e multilinguismo (português-sueco-inglês). MESTRE em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (CAPES, sob orientação da Profa. Titular Vanice Sargentini). GRADUADO em Letras pela Universidade Franciscana de Santa Maria (com bolsa CNPq, sob orientação da Profa. Dra. Jandira Pilar). CURSOU Magistério/Anos Iniciais pelo Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac, em Santa Maria/RS. TEM EXPERIÊNCIA na área de Linguística, na subárea de Teoria e Análise Linguística, com especialidades em Análise do Discurso, Educação Linguística e Ensino de Línguas (Materna e Indígenas). Realizou ESTÁGIO DE PESQUISA (2019-2020, CAPES/processo 88887.338262/2019-00) em Roraima (UFRR) com participação nas seguintes linhas de pesquisa: (i.) Documentação, Descrição e Revitalização de Línguas Indígenas em Roraima (Macuxi); (ii.) (I)migração, Refúgio e Português como Língua de Acolhimento/L. Adicional; e (iii.) Línguas de Sinais e Surdos-Venezuelanos. A experiência ocorreu em duas frentes de trabalho: (1) língua indígena Macuxi (interface sintaxe-semântica-discurso); e (2) (i)migração, refúgio, espanhol-português (Venezuela/Brasil) e surdos venezuelanos. É ORGANIZADOR de "Leitura e Escrita - o ensino na Alemanha, no Brasil, na França e na Suécia" (2015, 2018 - em dois volumes); "Gramática(s) e Discurso(s) - ensaios críticos" (2019, com Tania Clemente de Souza); "Presenças de Michel Pêcheux - da Análise do Discurso ao Ensino" (2019), "Corpo e Discurso - uma introdução" (Vol. I, no prelo) e "Percurso de Leitura do Olhar" (no prelo). É COORDENADOR da Coleção "Análise do Discurso e Ensino" (CNPq) pela editora Mercado de Letras (https://www.mercado-de-letras.com.br/livros.php?categoria=171). É ORGANIZADOR de edições das revistas REDISCO (v. 14, n. 1, 2019) volume temático "sujeito e discurso com Michel Foucault" e POLICROMIAS (v. 7, n. 1, 2022) "Dossiê - Michel Foucault: Discurso, Sujeito, Verdade e Cultura". Seus TEMAS DE INTERESSE são: povos originários, línguas de oralidade, língua materna, políticas de produção escrita, ensino de leitura e escrita, leitura de imagem e percurso de leitura do olhar. Os autores franceses de seu interesse são: Michel Pêcheux, Michel Foucault, Jacques Guilhaumou, Jean-Jacques Courtine e Jacques Lacan, entre outros. Investiga a interface Análise do Discurso, História, Filosofia, Linguística Antropológica e Psicanálise. Também atua como revisor e tradutor (inglês/português e francês/português) em Letras e áreas afins para revistas científicas e editoras nacionais e internacionais. E-mail: drlucasdonascimento@gmail.com

Downloads

Publicado

2024-08-27

Edição

Seção

Traduções