TEATRO DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NOVA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE IMAGEM PELAS CONTRIBUIÇÕES DA GRAMÁTICA DO DESIGN VISUAL E NA INTERPRETAÇÃO DO ATOR/ATRIZ
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.41696Keywords:
Teatro virtual. Teatro digital. Teatro online. Pandemia. Imagem. Gramática do Design Visual.Abstract
Este estudo propõe uma análise de imagens em movimento, produzidas a partir da criação de um espetáculo teatral digital realizado por dois atores no período da pandemia da covid-19 em 2020, no qual a exigência de isolamento social impediu que artistas pudessem atuar de forma presencial diante do público. Assim, surge uma nova possibilidade aos agentes teatrais que inauguram o teatro virtual ou digital. O espetáculo a ser analisado será o “Antigamente é Quando?”, da Cia Pierrot Lunar, que tem como integrante e atriz deste trabalho digital a autora deste estudo. A pesquisa terá como base os componentes da Metafunção Interpessoal/ Interacional, da Gramática do Design Visual, de Kress e Van Leuween.
References
OLY, Martine. Introdução à Análise de imagem. Lisboa, Ed. 70, 2007.
JOBIM E SOUZA, Solange. Dialogismo e alteridade na utilização da imagem técnica em pesquisa acadêmica: questões éticas e metodológicas. IN.: FREITAS, M.T; JOBIM E SOUZA, S; KRAMER, S Ciências Humanas e Pesquisa – Leituras de Bakhtin. São Paulo: Editora Cortez, 2003, pp 77-94.
KRESS, G&VAN LEEUWEN, T. Reading Images – the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.
PIMENTA, S; LIMA, C. H. P; AZEVEDO, A. M. T. Incursões semióticas: teoria e prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise crítica do Discurso. Rio de Janeiro. Livre Expressão Editora, 2009.
Brook, Peter. A Porta Aberta: reflexões sobre a interpretação e o teatro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 1999.
Gerbase, Carlos. Direção de Atores: como dirigir atores no cinema e TV. Porto Alegre: Artes e Ofícios Editora. 2007.
STANISLAVSKY, Constantin. A Preparação do Ator. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira. 1989.