“O CORVO” (1983) CURITIBANO DE VALÊNCIO XAVIER: UMA LEITURA POÉTICO-DOCUMENTAL

Autores/as

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano UnB e Inep

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v2i2.12584

Palabras clave:

“O corvo”, Valêncio Xavier, documentário, poesia, intermidialidade

Resumen

este artigo procura realizar uma análise das intersecções entre cinema e poesia com base nas relações intermidiáticas e de remediação entre tais discursos artísticos que se fazem sentir no documentário poético “O corvo” de Valêncio Xavier. A análise demonstrou que o artista se serviu das potencialidades das relações midiáticas envolvidas para traçar um novo e singular percurso tradutório do poema de Edgar Allan Poe para a tela, inclusive ao eleger como alternativa para compor seu filme uma tradução não literal e transgressora do texto poeano, não recorrendo às traduções canônicas de Machado de Assis, Fernando Pessoa ou Milton Amado. O resultado da análise também revela que o labor transmutacional de Valêncio Xavier na referida película buscou inserir o texto poético de Poe em seu projeto fílmico, qual seja, resgatar memórias poético-documentais da cidade de Curitiba, revista a partir de suas ruínas, enfocando algumas similaridades entre as memórias do cineasta, a memória de suas leituras de “The Raven”, assim como sua visão sobre o próprio Poe, resvalando nesse sentido, em um filme autobiográfico de Xavier, mas também servindo de poesia documental da tragédia e glória que foi a vida e a literatura de Poe, sintetizadas em seu poema mais venerado. 

Biografía del autor/a

Helciclever Barros da Silva Vitoriano, UnB e Inep

Doutorando e Mestre em Literatura e Práticas Sociais pela UnB. Pesquisador do Inep.

Citas

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Filmografia

EDGAR ALLEN POE (sic). Direção: D.W.Griffith. 1909. EUA, Youtube, 7 min. Preto e Branco. (domínio público).

O CORVO. Direção: Valêncio Xavier. 1983. Brasil, VHS, 12 min. Preto e Branco.

Publicado

2017-12-31

Número

Sección

Artículos