OS EFEITOS DE SENTIDOS DA LINGUAGEM VERBAL E NÃO-VERBAL NO VÍDEO INSTITUCIONAL SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.32744Palabras clave:
Discurso. Ideologia, Linguagem verbal, Linguagem não-verbal.Resumen
O propósito deste trabalho foi analisar os efeitos de sentidos da linguagem verbal e não-verbal, tendo como material de análise o vídeo institucional sobre a reforma da previdência (veiculado em dezembro de 2017). Nosso objetivo foi abordar como ocorreu o processo de construção de sentidos levando em consideração os efeitos provocados pela linguagem verbal e não-verbal constante na materialidade do vídeo. Sabemos que os sentidos se movimentam, o múltiplo e o incompleto se articulam na materialidade, portanto outros sentidos são sempre possíveis, e a linguagem verbal e não-verbal são necessidades históricas que o homem é levado a significar. O vídeo analisado, neste trabalho, foi produzido para ser veiculado na televisão, que é um tipo de mídia que funciona por meio da relação entre a linguagem não-verbal e a verbal. Por uma questão ideológica, produz-se um efeito de transparência de sentidos, da informação e da estabilidade. Ancorados na perspectiva da Análise de Discurso de Michel Pêcheux observamos que o enunciado se constrói através do jogo entre o dito e o não-dito, por meio do qual o enunciador antecipa um conteúdo, no entanto, ele não tem controle sobre ele, assim um mesmo enunciado poderá provocar diferentes gestos de interpretação.
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