CRISÁLIDAS-TEXTO: OS ROTEIROS DE CINEMA PUBLICADOS NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i3.36237

Palabras clave:

Roteiro cinematográfico brasileiro, Publicações, Arte escrita.

Resumen

O embrião desta pesquisa partiu do interesse pela escrita a um só tempo criativa e técnica, que se chama roteiro cinematográfico. A partir de levantamento sobre os roteiros brasileiros publicados,  apresentamos  discussões com as próprias vozes dos roteiristas, dos diretores e outros envolvidos sobre as publicações dos roteiros. Alguns teóricos e cineastas encampam diferentes e até polêmicos pontos de vista sobre o roteiro e sua publicação. Para alguns, um roteiro não agrega mais valor depois de sair do papel e ir para a tela. Mas, na prática, como outros reconhecem, não é bem assim. Afinal, se a importância do roteiro se acaba quando ocorre a produção fílmica, qual a razão de tantos serem publicados? É a partir desse questionamento que esse trabalho se delineou.

Biografía del autor/a

Solange Salete Toccolini Zorzo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA / Campus Barreiras

Letras/Literatura/Cinema

Citas

Bibliografia:

AGUIAR, Vera Teixeira de. O leitor competente à luz da teoria literária. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 124:23/34, Jan. – mar., 1996.

ALELUIA, Gretchen!. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/obra67248/aleluia-gretchen>. Acesso em: 01 de Mai. 2018. Verbete da Enciclopédia.

BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Tradução e posfácio de Leila Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2007.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução: Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.

COMPARATO, Doc. Da criação ao roteiro: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Summus, 2009.

NOVAES, Claudio Cledson. A Escrita Cinematográfica de Mário de Andrade Amar, Verbo Intransitivo: uma Lição de Amor à Literatura Brasileira. FronteiraZ: Revista Digital do Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária. PUC-SP. Nº 15. Dezembro, 2015.

Roteiros:

ANDRADE, João Batista de O homem que virou suco. Ariane Abdallah e Newton Cannito (org.) – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

ASSIS, Wagner. A Cartomante – roteiro, história, origem e comentários. São Paulo: Imprensa Oficial - Coleção Aplauso, 2005.

AZEVEDO, Ana Luiza; BRASIL, Giba Assis; FURTADO, Jorge; HALM, Paulo. Antes que o mundo acabe. São Paulo: Imprensa Oficial - Coleção Aplauso, 2010.

BACK, Sylvio. A guerra dos pelados. São Paulo: Pinheiros: Annablume, 2008.

___________. Aleluia, Gretchen. Porto Alegre: Movimento, 1978.

BIANCHI, Sergio. Quanto vale ou é por quilo? Roteiro de Eduardo Benaim, Newton Cannito e Sergio Bianchi – São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

BOLOGNESI, Luiz. Bicho de sete cabeças: roteiro do filme. São Paulo: Ed. 34, 2002.

_______________. Chega de saudade. Coleção Aplauso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Anchieta, 2008.

_______________. As melhores coisas do mundo. Coleção Aplauso. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Cultura – Fundação Anchieta, 2010.

BUTCHER, Pedro e MÜLLER, Anna Luiza. Abril despedaçado: história de um filme. Roteiro Walter Salles, Sérgio Machado, Karim Aïnouz. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

CALDEIRA, Oswaldo. Tiradentes: roteiro cinematográfico, comentários e fontes de pesquisa. Rio de Janeiro: Riofilme, 1999.

CAPELLARO, Vitor. O caçador de diamantes: o primeiro roteiro cinematográfico brasileiro completo. Analisado por Maximo Barro. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.

DURAN, Jorge. GERVITZ, Roberto. Jogo subterrâneo. Texto com informações e comentários escritos por Cristiane Ballerini. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – Coleção Aplauso, 2010.

FALABELLA, Miguel; FILHO, Daniel. A partilha. Colaboração de João Emanuel Carneiro e Mark Haskell Smith. Baseado na peça homônima de Miguel Falabella. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

FRESNOT, Alain. FERREIRA, Helder . ANZUATEGUI, Sabina. Desmundo. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006.

GALPERIN, Cláudio et. al. O ano em que meus pais saíram de férias. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008.

GERVITZ, Roberto. Feliz Ano Velho: o filme. São Paulo: Editora Brasiliense, 1988.

_______________; DURÁN, Jorge. Jogo subterrâneo. Texto com informações e comentários escritos por Cristiane Ballerini – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

HALM, Paulo. Amores possíveis. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LOMBARDI, Bruna. O signo da cidade. São Paulo: Imprensa Oficial - Coleção Aplauso, 2008.

MEIRELLES, Fernando e MANTOVANI, Bráulio. Cidade de Deus: o roteiro do filme. Rio de Janeiro: Objetiva, 2003.

MELLO, Selton. VINDICATTO, Marcelo. O Palhaço. São Paulo: Edições SESC SP. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2012.

MIRANDA, Ana. Desmundo. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MORELLI, Paulo. Viva-voz (roteiro de filme). Comentado por Márcio Alemão. São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

MÜLLER, Patricia. Dores & amores / (Roteiro) por Patrícia Müller & Dagomir Marquezi, Ricardo Pinto e Silva. – São Paulo : Imprensa Oficial do Estado – Coleção Aplauso, 2010.

MUYLAERT, Anna. Durval Discos. São Paulo: Papagaio, 2003.

NADOTTI, Nelson; DIEGUES, Carlos. Quilombo: roteiro do filme e crônica das filmagens. Rio de Janeiro: Achiamé, 1984.

NEVES, Solange Castro. Encontro com Giullia: roteiro para cinema. 1. ed. São Paulo: Digital Publish & Print Editora, 2012.

REICHENBACH, Carlos. ABC Clube Democrático: 4 roteiros de Carlos Reichenbach. São Bernardo do Campo: MP Editora, 2008.

___________________. Bens confiscados: um filme de Carlos Reichenbach / roteiro de Daniel Chaia e Carlos Reichenbach. – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2005.

___________________. Dois córregos: verdades submersas no tempo / argumento e roteiro escritos por Carlos Reichenbach – São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo : Cultura – Fundação Padre Anchieta, 2004.

SALLES, Walter. Central do Brasil; um filme de Walter Salles; roteiro de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

TELLES, Lygia Fagundes e GOMES, Paulo Emílio Salles. Capitu. São Paulo: Siciliano, 1993.

Publicado

2021-03-02

Número

Sección

Artículos