TEXTUALIDADE E DROMOLOGIA DA ESCOLA DE SAMBA: ENREDO, NARRATIVA, DISCURSO E CANÇÃO

Autores/as

  • Tiago José Freitas Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38363

Palabras clave:

Carnaval, Dromologia, Textualidade, Discurso, Narratologia

Resumen

Este artigo reúne meu pensar acadêmico no carnaval dos desfiles das Escolas de Samba. Resultado de investigações e inquietações, busco apresentar a textualidade e dromologia das agremiações carnavalescas reunindo enredo, narrativa, discurso e canção. Meu olhar de corte é o da percepção do tempo e do espaço da dromologia como fundadora de uma linguagem artística outra: a tecnológica, recolhendo-se em trina: velocidade, tecnologia e carnaval. Na era não dromológica, a escolas adotavam linguagens artísticas que não demandavam o uso da tecnologia. Assim sendo, apresento discussões, análises e casos para instaurar um diálogo que avança as agremiações na dromologia (não) interferindo na tradição. Para este estudo apresento aportes que me balizam em análise de discurso francesa, narratologia bruneriana, dromologia e semiótica da canção.

 

Biografía del autor/a

Tiago José Freitas Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística/UFRJ, Bolsita CAPES e Doutorando em História da Arte/UERJ. Coordenador geral do Observatório de Carnaval/OBCAR/MN/UFRJ. Mestre em Letras/UNIR.

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Publicado

2021-01-22