ATENÇÃO SAPUCAÍ! TOCA O SINAL E ABRE-SE OS PORTÕES: COMISSÃO DE FRENTE LIBERADA.
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38461Palabras clave:
Comissão de frente, Produção, Processos de criação, DançaResumen
O presente ensaio é uma tentativa de discutir questões sobre os processos criativos e de produção do/no quesito comissão de frente do carnaval do Rio de Janeiro nos últimos 10 anos. Objetiva-se aquí identificar, analisar, descrever, investigar estas fases de pré e produção para a apresentação no maior palco do mundo. Foram adotadas as seguintes estratégias para a geração de dados: levantamento histórico, bibliográfico, videográfico, entrevistas e experiências profissionais. Teóricamente buscou-se apoios em estudos de Deleuze, Guatarri, Miguel Arroyo, Walter Benjamin, Julio Cesar Farias, Isabel Marques, entre outros. A pesquisa, baseada nos dados apresentados mostrou que mesmo sendo complexo e árduo, pesquisar, estudar e produzir comissão de frente requer dos envolvidos muita dedicação e amor não só para criar na prática, mas também, divulgar o conhecimento gerado após as apresentações. Diante do exposto, verificamos que precisa ter mais envolvimento dos pesquisadores, coreógrafos e componentes para debaterem e produzir mais materiais de pesquisa (ensaios textuais e/ou material audiovisual que possibilitam a circulação de novos saberes e conhecimento.Citas
Referências Bibliográficas
ARROYO, Miguel G. Prefácio. In: DAYRELL, Juarez (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: _____ Magia e Técnica, Arte e Política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994a.
_______. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade. In: _____. Magia e Técnica, arte e política - ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I, 2ª edição, São Paulo: Editora Brasiliense, 1994b.
_______. Experiência In: ___. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades, Editora 34, 2002.
DELEUZE, Gilles & GUATTARI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, Vol. 3, Tradução de Aurélio Guerra Neto, Ana Lúcia de Oliveira, Lúcia Cláudia Leão e Suely Rolnik. Rio de Janeiro: Ed. 34, 2004.
FARIAS, Julio Cesar, 1996. Comissão de Frente: alegria e beleza pedem passagem. Rio de Janeiro. Litterias. Ed. 2009, 208p.
LEMOS, Jardel Augusto Lemos. SARMENTO, Luiz Thomaz. Dois caminhos de uma mesma rua: Auto do Círio (Pa) e carnaval (RJ) – Este Palco é nosso. In; Deixa a rua me levar/Organização: Instituto Festival de dança de Joinville e Thereza Rocha. Joinville: Nova Letra, 2015. 237p.
Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/LIERJ. <http://lierj.com.br/> . Acesso em 24 de setembro de 2020.
Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro/LIESA. <http://liesa.globo.com/> . Acesso em 24 de setembro de 2020.
MARQUES. Isabel A. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.
MEGALE, Nilza Botelho. Folclore Brasileiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SABINO, Jorge; LODY, Raul. Danças de matriz africana: antropologia do movimento. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
SANTANA, Jucelino. Comissão de Frente Gres Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: entrevista cedida em fevereiro de 2019.
SILVA, Genildo Gonçalves da. A robotização de corpos: reflexões de estereótipos de gênero e movimento na dança. Anais do VI Encontro Científico da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança - ANDA. Salvador: ANDA, 2019. p. 2373- 2378. SIQUEIRA, Ana Paula. Comissão de Frente Gres Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: entrevista cedida em fevereiro de 2019.
SOUZA, Luciano. Comissão de Frente Gres Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: entrevista cedida em fevereiro de 2019.
SOUZA, Rodrigo Matos. Rizoma deleuze-Guattariano: representação, conceito e algumas aproximações com a educação. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação – RESAFE. Número 18: maio-out/2012, p. 234-259.
STRAVAGANZA, Vitória Jovem. Comissão de Frente Gres Unidos da Tijuca. Rio de Janeiro: entrevista cedida em fevereiro de 2019.