Uma análise do discurso sobre Megaeventos e Consumo: meu Caprichoso e Garantido, meu Brasil no planeta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v1i1.4095

Resumen

É possível pensar que o termo “Megaevento” relaciona a mídia (veículos de comunicação) e os discursos político, administrativo (poder local e global), empresarial (cidade empresa, marca) e, em segundo plano, o do cidadão comum (Público) ou de seus representantes (torcedores, no caso dos esportes). É descontínuo ou não fixo a um lugar e torna-se popular como Megaevento esportivo, sobretudo, a partir da organização da Copa do Mundo de futebol da Federação Internacional de Futebol Associado-FIFA em 2014 e dos próximos Jogos Olímpicos em 2016; embora possa ser estendido a outras categorias (moda como o Fashion Week, música como Rock in Rio, de cinema como o Oscar, Anime Friends, Cosplay como o de Nagoya etc.). Segundo Horne e Manzenreiter (2006, p. 2) “Megaeventos são melhor compreendidos como eventos culturais (inclusive comerciais e esportivos) de larga escala, os quais têm um caráter dramático, apelo popular de massa e significado internacional”.

Biografía del autor/a

Rosane da Conceição Pereira

Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO)

Publicado

2016-09-08

Número

Sección

Artículos