POLITIZAÇÃO DA ARTE CARNAVALESCA: RECEPTIBILIDADE TÁTIL E AFECTOS NO DISCURSO DAS ESCOLAS DE SAMBA

Autores/as

  • Itamar Wagner Schiavo Simões Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v6i2.42074

Palabras clave:

Politização da Arte, Carnaval, Desfiles das Escolas de Samba, Receptibilidade Tátil, Afectos.

Resumen

Neste artigo procuro refletir sobre a politização da arte carnavalesca nos desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro e o protagonismo assumido pelas escolas de samba no debate de questões da atualidade brasileira. Busco, também, localizar as marcas desses protestos, nos últimos anos, frente ao contexto cultural, social, econômico e político que influencia as escolhas estéticas das agremiações. A partir desse panorama investigo o diálogo entre o conceito de receptibilildade tátil e a teoria dos afectos para discutir o impacto da produção artística das escolas no processo de conscientização política e identitária, no fomento ao pensamento crítico e engajamento com questões sociais, no espectador e na massa.

Biografía del autor/a

Itamar Wagner Schiavo Simões, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Sou artista da cena e pesquisador. Possuo graduação e mestrado em Teatro pela UDESC e atualmente sou doutorando no programa de pós em teatro da mesma instituição. Sou professor de interpretação teatral na Fundação Universidade de Blumenau (professor substituto). Atuo no carnaval de Florianópolis como coreógrafo de Comissão de Frente.

Citas

Vieira L., 2019

Vieira L., 2020

Estação Primeira de Mangueira, 2019

Silva C.; Lima F., 2017

Lima F., 2020

Lima F., 2019

Lima F., 2011

Benjamin W., 2012

Bakhtin M., 1987

Deleuze G.; Guattari, F., 2010

Desgranges F., 2008

Santos L., 2005

Pereira W., 2003

Publicado

2021-09-29

Número

Sección

Artículos