O SIMBOLISMO ANIMAL NA OBRA DE GILVAN SAMICO: ICONOGRAFIA E SIGNIFICAÇÕES À LUZ DA TEORIA DO IMAGINÁRIO

Autores/as

Palabras clave:

Gilvan Samico, Imaginário, Gilbert Durand, Xilogravura, Movimento Armorial.

Resumen

O presente estudo perfaz a investigação do simbolismo animal, metaforizado a partir dos pássaros, nas xilogravuras de Gilvan Samico, à luz da teoria do Imaginário de Gilbert Durand. Assim, o objetivo geral deste estudo é analisar quais as dimensões iconográficas e de significado presentes na manifestação simbólica dos pássaros na obra de Samico, quando consideradas a partir da Teoria do Imaginário. O trajeto metodológico do estudo, de cunho fenomenológico, é organizado no sentido de analisar simbolicamente os elementos imagéticos presentes nas xilogravuras do artista sob uma perspectiva estético-simbólica. O processo de interpretação articulado permite compreender o traço heráldico das gravuras, bem como a simetria das formas geométricas que revelam o traço característico da estética de Samico. Ressalta, também, schèmes da subida, ritmicidade, amplitude e abstração, a conotação religiosa presente em elementos místico, a comunicação com o transcendental e a recorrência a símbolos, imagens, arquétipos, mitos, cores e ritmos que expressam um microcosmo pessoal do artista. Por fim, a análise proposta amplia a compreensão a respeito da imaginação simbólica, da cultura nordestina, da arte e da sensibilidade, representadas por meio das imagens analisadas.

Biografía del autor/a

Bruno Luiz de Arruda Cardozo, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco. Integrante d'O Imaginário - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales - Université René Descartes - Paris V (2008). Diplôme d'études Approfondies (DEA) em Sciences Sociales - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole d'Architecture de Grenoble (1996) e pela Universidade Federal de Pernambuco (1992). Professor Associado Nível III do Núcleo de Design e Comunicação e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea, ambos da Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Foi Visiting Researcher no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2019). Pesquisador/Membro da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones, da Associação Nacional Ylê Setí do Imaginário e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Líder d'O Imaginário - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE-CAA/CNPq). Orienta estudos sobre a Arte, Estética e Interculturalidade na Educação.

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Publicado

2022-12-23

Número

Sección

Artículos