GESTO DE ARMA COM AS MÃOS E/NA PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES DA INFÂNCIA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i1.54974

Palabras clave:

Gesto de arma, Infância, Discurso

Resumen

Desde a campanha presidencial ocorrida no Brasil no ano de 2018, o gesto de arma sinalizado com as mãos se consolidou como a marca do então pré-candidato Jair Bolsonaro. À época, o que causava polêmica e chamava atenção era o modo como, em diferentes circunstâncias, as crianças eram orientadas e incentivadas a simular o uso de uma arma de fogo. Sob esse prisma, alguns enunciados ocuparam as páginas do noticiário nacional e internacional, o que nos levou a pensar como a infância e a criança têm sido discursivizadas pela extrema direita brasileira. Partimos, então, de dois questionamentos considerados essenciais: a)- De que forma construções discursivas sobre a infância incidem na constituição das subjetividades? b)- Quais relações de saber e de poder se fazem presente no gesto de arma realizado por crianças de diferentes classes socioeconômicas? Para responder tais questões, tomamos como referencial teórico a Análise do Discurso de linha francesa (AD), em recorrência a Michel Foucault. O corpus é constituído por 06 enunciados imagéticos em que se figuram crianças com gesto de arma ou portando armas, advindos de distintos veículos de comunicação. Assim, tomamos tais imagens como um enunciado. No gesto de análise, observamos que o gesto de arma feito com as mãos por uma criança é um enunciado que, por um lado, compõe o discurso sobre a violência autorizada daqueles que pertencem às classes média e alta e, por outro, a criminalização da infância pobre, asseverando as desigualdades sociais e de direitos dos sujeitos dentro de um sistema autoritário e segregador.

Biografía del autor/a

Leonardo Moreira Ulhôa, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Possui graduação em Geografia e Letras/Francês; especialização em Educação e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Nessa mesma instituição concluiu o Doutorado em Geografia, com estágio realizado no Laboratoire Espace, Nature et Culture (ENeC), na França. Atualmente, prepara outra tese de doutorado, mais especificamente, em Estudos Linguísticos - na linha da Análise do Discurso francesa, no Instituto de Letras e Linguística da UFU. Tem experiência como docente no ensino fundamental, médio e superior. Na área de Geografia atua, principalmente, com os temas relacionados às Práticas de Ensino e à Iconografia de livros didáticos. No âmbito da Língua Francesa, participa da equipe de trabalho do "Programa de Extensão Central de Línguas", atuando como professor de Francês Língua Estrangeira (FLE). Desenvolve pesquisas sobre as imagens e os estereótipos do Brasil nos livros didáticos franceses. Ocupa o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Uberlândia. No momento, atua como chefe do setor de Atualização Educacional e Cultural da Divisão de Capacitação de Pessoal na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP-UFU).

Mariana Batista do Nascimento Silva, Universidade Federal de Catalão - UFCAT

Graduada em letras- licenciatura português/inglês pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (2013). Mestra em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2008) e Doutora em Educação na mesma instituição. Foi professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia e atuou como supervisora na Divisão de Formação Docente (PROGRAD-UFU) na gestão de 2017 -2020. Atualmente é docente efetiva da Universidade Federal de Catalão (UFCat), atua na graduação (curso de Pedagogia) nas disciplinas de Fundamentos e metodologias do ensino de Língua portuguesa I e II, Estágio da Educação Infantil, Estágio da Edducação Especial; também atua no Mestrado em Educação na linha de Práticas educativas e inclusão, nessa mesma instituição. Tem experiência na área de Letras, de Pedagogia, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa e Literatura, Metodologias de Ensino, Tecnologias na educação na formação de professores.

Vinícius Durval Dorne, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), linha "Estrutura, Organização e Funcionamento Discursivos e Textuais", com período de doutorado Sanduíche no Programa Ciências da Comunicação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL). Mestre em Letras, área de Estudos Lingüística, linha de pesquisa "Estudos do Texto e do Discurso" pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduado em "Comunicação Social/Jornalismo" e "Letras - Português/Inglês" pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Atualmente, professor Adjunto-C, nível II, da Faculdade de Educação (FACED), no curso de Jornalismo, e dos Programas de Pós-Graduação em "Linguística" (PPGEL/UFU) e do "Mestrado Profissional Interdisciplinar em Tecnologias, Comunicação e Educação" (PPGCE/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Vice-Líder e Membro do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Estudos Discursivos Foucaultianos" (Ledif), vinculado ao Instituto de Letras e Linguística da UFU (Ileel), Membro do Grupo de Pesquisa "Interfaces Sociais da Comunicação: Tecnologias, Políticas e Culturas", da UFU. Tem experiência no campo teórico e metodológico de pesquisas em Comunicação Social, norteadas pelo referencial teórico-metodológico da Análise de Discurso francesa, em especial às contribuições do filósofo Michel Foucault. Está envolvido, na docência e em pesquisas, com questões concernentes à história do Jornalismo, produção em/para Plataformas sonoras, radiojornalismo, e a análise discursiva de materialidades midiáticas. Amparado na relação discurso, história e sujeito, trabalha na investigação de temas como discursos institucionais e midiático, verdade, identidade e subjetividade. 

Citas

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Publicado

2023-06-12

Número

Sección

Artículos