A DINÂMICA DO SILÊNCIO: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DA PRODUÇÃO DE SENTIDOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n1.64208

Resumen

Este trabalho visa analisar a dinâmica do silêncio Orlandi (1992, 1995) como “espaço que permite a linguagem significar” em meio a disputas de sentido sobre a mulher em tirinhas da Mafalda produzidas pelo cartunista Quino. Para tanto, pretendemos: (i) investigar as regularidades discursivas encontradas no corpus que remetem ao silêncio; (ii) descrever o funcionamento do silêncio e sua influência na construção de sentidos; e (iii) compreender a atuação do silêncio diante de formações discursivas distintas. Quanto à metodologia, essa pesquisa possui abordagem qualitativa e natureza documental. Apoiamo-nos na Análise do Discurso materialista, iniciada com os estudos de Pêcheux (1995 [1975]), que considera a historicidade e condições de produção em meio aos discursos, além de recorrermos à Orlandi (2021 [1999], 1992) que explora o funcionamento do silêncio como um objeto discursivo. Concluímos que o silêncio, tanto o fundador/explícito quanto a política do silêncio, que, nesse caso, aparece como silêncio constitutivo, acabam funcionando de modo regular, mediante as falas da personagem Mafalda, esta atravessada por formações discursivas feministas, contrastando com o silenciamento de Raquel, este atravessado por formações discursivas conservadoras produzidas pelo patriarcado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Alves De Araújo, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Graduada em Licenciatura Plena em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí/UESPI - Campus Prof Alexandre Alves de Oliveira (2018) e especialista em Produção Textual pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Enquanto graduanda, participou do programa PIBID por dois anos. Atualmente, é mestranda em Letras, na área de concentração em Linguagem e Cultura/Linguística pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI/PPGL) - Campus Poeta Torquato Neto. Também é membro do Grupo de Pesquisa em Ensino, Leitura e Discurso na Contemporaneidade (GPELD), cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e desenvolve pesquisa na área de Análise do Discurso materialista, com ênfase no discurso feminista diante do funcionamento do humor, com o auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).

Alan Lobo de Souza, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) onde desenvolve o projeto de pesquisa em torno do funcionamento do discurso humorístico em mídias sociais. Além disso, é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual do Piauí (PPGL) na área de Linguagem e Cultura, na linha de pesquisa "Estudos da linguagem". É graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), além de mestre e doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) sob orientação do Prof. Dr. Sírio Possenti. Durante o doutorado, realizou um período de estudos na Paris Sorbonne (Paris-IV) supervisionado pelo Prof. Dominique Maingueneau.

Publicado

2025-04-30

Número

Sección

Artículos