O SOM E A FÚRIA: A QUESTÃO DA PRONÚNCIA APRESENTADA EM DICIONÁRIOS PARA APRENDIZES DO INGLÊS PARA FALANTES DO PORTUGUÊS
DOI :
https://doi.org/10.61358/policromias.v3i1.14606Mots-clés :
Lexicografia, pronúncia, inglês, falantes do portuguêsRésumé
O presente artigo busca investigar o tipo de espaço reservado a questões de pronúncia em dicionários semi-bilíngues de inglês/português voltados para falantes do português, o que as escolhas feitas por seus compiladores demonstram sobre o conhecimento efetivo dos mesmos sobre aspectos fônicos e se o suporte ofertado é desenhado realmente para falantes de português brasileiro como L1. Para tanto, serão examinadas as informações contidas nas front matters e na microestrutura de dois dicionários semi-bilíngues: o Longman English Dictionary for Portuguese Speakers (LEDPS, 1982) e o Chambers Essential Password -- English/Portuguese semi-bilingual dictionary for elementary learners (CEP, 2015). A análise apontou que, além de certas inconsistências e imprecisões na apresentação das pronúncias do idioma alvo, os dicionários não oferecem subsídios específicos para consulentes brasileiros aprendizes do inglês como L2 como prometem. Espera-se que os apontamentos feitos aqui sirvam de auxílio para aprimoramento das obras lexicográficas existentes no que tange à pronúncia, bem como para conscientização na necessidade de elaboração de novas obras efetivamente voltadas a falantes do português.Références
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