“O APELO DE LÊNIN”: VESTÍGIOS DO REGIME SOVIÉTICO NA RÚSSIA NA FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA DE SERGUEI MAKSIMSHIN

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.32256

Mots-clés :

Regime soviético, vestígios, fotografia, Serguei Maksimishin

Résumé

Serguei Maksimishin dedicou grande parte de sua vida à fotografar a Rússia contemporânea.  Para a exposição O último império, que ocorreu em algumas cidades do Brasil, foram selecionadas imagens feitas pelo fotógrafo na Rússia nos vinte e cinco anos após a queda da União Soviética. Tais imagens, revelam um país multifacetado que ainda possui resquícios de seu passado soviético. Nesse contexto, partindo de teorias que englobam os estudos sobre fotografia e o conceito de vestígio proposto por Walter Benjamin, investigamos oito fotografias selecionadas do catálogo da exposição O último império, buscando nelas vestígios do passado político no cotidiano da Rússia contemporânea.

Bibliographies de l'auteur

Diana Trindade Drumond, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Letras: teoria literária e crítica da cultura. UFSJ.

Kátia Hallak Lombardi, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professora doutora do Departamento de Comunicação Social e doPrograma de Pós-graduação em Letras: teoria literária e crítica da cultura. UFSJ.

 

Références

BARTHES, R. A câmara clara: Nota sobre fotografia. Tradução de Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.

BAUDRILLARD, J. A Troca Simbólica e a Morte. Tradução de João Gama. Lisboa: Edições 70, 1976.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 2008.

BENJAMIN, W. Passagens. Tradução Irene Aron e Cleonice Paes Barreto Mourão. Belo Horizonte: Editora UFMG; São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

CARVALHO, L. G. Introdução de curadoria. In: MAKSIMISHIN, Serguei. Serguei Maksimishin: O último império. Catálogo da exposição. São Paulo: Ars et Vita e CAIXA CULTURAL, 2018.

CARVALHO, L, Gustavo; LANDA, E.; VRAGROVA, M. Entrevista. In: MAKSIMISHIN, Serguei. Serguei Maksimishin: O último império. Catálogo da exposição. São Paulo: Ars et Vita e CAIXA CULTURAL, 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Quando as imagens tocam o real. Trad. Patrícia Carmello e Vera Casa Nova. Pós: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes. Belo Horizonte, v. 2, n. 4, p. 206-219, nov. 2012.

GINZBURG, C. Sinais. Raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: Morfologia e história. Tradução Federico Carotti. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 143-275.

KAPA, R. Em 1905, massacre ditou ‘ensaio geral’ para Revolução de 17. O Globo, Rio de Janeiro. 12 jul. 2014. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/em-1905-massacre-ditou-ensaio-geral-para-revolucao-de-17-13228918> . Acesso em 10 jan. 2020.

MAKSIMISHIN, S. Serguei Maksimishin: O último império. Catálogo da exposição. São Paulo: Ars et Vita e CAIXA CULTURAL, 2018.

PEIRCE, C. S. Semiótica. Tradução José Teixeira Coelho Neto. 4.ed. São Paulo: Perspectiva, 2008.

VICENTINO, C. Rússia: antes e depois da URSS. São Paulo: Editora Scipione. 1995.

Téléchargements

Publiée

2020-04-30

Numéro

Rubrique

Articles