CINCO ANOS DE POLICROMIAS: PERCURSOS E MOVIMENTOS NO ESTUDO DO DISCURSO, DA IMAGEM E DO SOM

Auteurs

  • Maycon Silva Aguiar Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Tania Conceição Clemente de Souza Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosane da Conceição Pereira

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.36901

Mots-clés :

Policromias, resistência, Museu Nacional

Résumé

Neste texto, celebramos os cinco anos de existência da Policromias – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som; e apresentamos as modificações que, a partir deste volume, estarão presentes no periódico. Assumimos este espaço – o de uma revista acadêmica vinculada a um dos centros de produção de conhecimento mais importantes da América Latina, o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro –, como um lugar de resistência política e nos dispomos a denunciar, na condição de editores, as mazelas sociais que nos chegam na forma de artigos e de outros gêneros de circulação no meio acadêmico. Por fim, apresentamos os artigos que compõem este número.

Bibliographies de l'auteur

Maycon Silva Aguiar, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É mestre em Linguística (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; e mestre em Filosofia (2019) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Tania Conceição Clemente de Souza, Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras: Português-Russo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1971), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1979), doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e pós-doutorado pela Universidade Paris 7 (1996). Atualmente, é professora associada (III) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, lotada no Departamento de Antropologia do Museu Nacional, centro onde desenvolve pesquisa com línguas indígenas desde 1981. É professora adjunta aposentada da Universidade Federal Fluminense e foi professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, discurso e imagem, análise do não-verbal. É líder de vários projetos de pesquisa subsidiados por diferentes editais (CNPq e FAPERJ). Coordena o Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som ? Labedis, vinculado ao Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Edita a Revista Policromias ? Estudos do Discurso, Imagem e Som, com publicação de artigos de renomados autores nacionais e internacionais. Com bolsa FAPERJ desenvolve o projeto Fundo documental Curt Nimuendajú.

Rosane da Conceição Pereira

Rosane da Conceição Pereira é formada em Comunicação Social e em Letras -- Estudos de Linguagem, Discurso e Interação -- pela Universidade Federal Fluminense - UFF, com ênfase no estudo de linguagem na mídia, em ciências humanas e sociais. É Pós-doutora pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP; Doutora, Mestre e Bacharel pela UFF; e licenciada pelo Programa de Formação Docente da Universidade Salgado de Oliveira, Campus UNIVERSO São Gonçalo.

Téléchargements

Publiée

2020-04-30

Numéro

Rubrique

Articles