TRAVA NA BELEZA: IMAGINÁRIOS SOBRE DESTAQUE DE LUXO DE ESCOLA DE SAMBA

Auteurs

  • Milton Reis Cunha Junior Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Thiago Acacio de Almeida Universidade Cândido Mendes https://orcid.org/0000-0002-3773-1160
  • João Gustavo Martins Melo de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Tiago José Freitas Batista Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Reinaldo Bruno Batista Alves Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Victor Hugo Raposo Ferreira Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38239

Mots-clés :

Carnaval, Escola de Samba, Destaque de Luxo, Imaginário.

Résumé

A partir das vozes de grandes destaques de luxo dos desfiles das escolas de samba, este estudo tem, por objetivo, enumerar, analisar e investigar o imaginário desses personagens sobre o olhar da plateia sobre si e sobre suas performances quando estão no grande palco do samba, o sambódromo, vestidos de suas fantasias esplendorosa. Para a construção deste imaginário, entrevistou-se um grupo de destaques das escolas de samba e observou-se as recorrências em suas falas a fim de identificar núcleos temáticos elencados por eles sobre esse olhar do outro.

Bibliographies de l'auteur

Milton Reis Cunha Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

PhD em História da Arte (EBA/UFRJ), Doutor em Letras (UFRJ), Mestre em Letras (UFRJ), Bacharel em Psicologia (UFPA), MBA em Moda e Indumentária (UNESA).

Thiago Acacio de Almeida, Universidade Cândido Mendes

Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNESA), Licenciando em Ciências Sociais (CPII), Pós-graduando em Relações Étnico-Raciais: Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (UCAM).

João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e graduado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Ceará (UFC).

Tiago José Freitas Batista, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Linguística (UFRJ), bolsista CAPES, Doutorando em História da Arte (UERJ), Mestre em Letras (UNIR), Especialista em Tecnologias e Educação a Distância (UNIMAUÁ), MBA executivo em gestão de Marketing e Comunicação Integrada (UNICID) e Especialista em Docência do Ensino Superior (UNICID). Licenciado em Letras (UNIRON).

Reinaldo Bruno Batista Alves, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Administração (UFRJ). MBA em Gestão Estratégica da Informação (UFRJ). Bacharel em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação (UFRJ).

Victor Hugo Raposo Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas (UFMA), Licenciando em Ciências Sociais (UFF).

Références

BATISTA, Tiago & Cleiton Almeida. A-E-I-O-U | Já que é Carnaval, Jack é do discurso, da arte e do pandeiro: corpo, gritos e sussurros na Imperatriz Ludovicense 2019. Revista Policromias/UFRJ, v.4, nº 2, 2019.

CANCLINI, Néstor Garcia. Culturas híbridas: estratégias para entrar e sair da modernidade. São Paulo: Edusp, 1992.

CANDEIA. Escolas de Samba: a árvore que esqueceu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador, 1978. p.12

DAMATTA, Roberto da. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. 6ª. Edição. Rio de Janeiro: Rocco, 1997

DURÃO, Fabio Akcelrud. Do texto à obra. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, v. 11, n.1, 2011. Disponivel em: <https://www.scielo.br/pdf/alea/v13n1/a05v13n1.pdf>. Acesso em: 11 ago. 2020.

MOTTA, Carlos Eduardo Varella Pinheiro; COCO, Pina Maria Arnoldi. Nelson Rodrigues, Artista e Artesão: Reflexões sobre a construção do Dialeto Rodrigueano. Rio de Janeiro, 2008. 290p. Dissertação de Mestrado – Departamento de Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

ROSENFELD, A. Reflexões sobre o Romance Moderno. In: Texto/Contexto. Ensaios. SP:Perspectiva, 1969. p. 75-97.

SILVA, Antonio Carlos da. As teorias do signo e as significações lingüísticas. 2008. Disponível em: <https://cutt.ly/cdLg3HV>.

SOUSA, João Gustavo Martins Melo de. Vestidos para brilhar: uma epopéia dos grandes destaques do Carnaval carioca. Rio de Janeiro: Editora Rico, 2018.

________________________________. O Corpo Alegórico de Maurício Pina. RECH - Revista Ensino de Ciências e Humanidades - Cidadania, Diversidade e Bem Estar. Ano 3, Vol. V, Número 2, Jul-Dez, 2019, p. 231-250. Disponível em https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/6803

SANTA BRÍGIDA, Miguel. O maior espetáculo da Terra: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí. 2006. 255 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

SOUZA, João Gustavo Martins Melo de. Carnaval e Boi-Bumbá: Entrecruzamentos Alegóricos. in CAVALCANTI; Maria Laura Viveiros de Castro; GONÇALVES, Renata de Sá. Carnaval Sem Fronteiras. 1. ed. Rio de Janeiro: Mauad X, 2020.

Téléchargements

Publiée

2021-01-22