IMAGENS POÉTICAS DE RENATO LAGE

Auteurs

  • João Gustavo Martins Melo de Sousa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.39223

Mots-clés :

Alegoria, Carnaval, Renato Lage, Escolas de Samba.

Résumé

A partir de alguns conceitos sobre alegoria, o trabalho busca analisar como três carros alegóricos criados pelo carnavalesco Renato Lage (“Planeta Água” – Mocidade Independente de Padre Miguel, 1991; “Sodade do Cordão” - Mocidade Independente de Padre Miguel, 1999; e “Essência Ritual” - Acadêmicos do Salgueiro, 2009) operam como imagens poéticas ao converter textos escritos em suporte visual a se exibirem na Marquês de Sapucaí. Analisa também como essas alegorias podem se desdobrar em outras formas de expressão, tais quais charges publicadas em jornais. Busca ainda abordar como as opções estéticas trabalhadas pelo carnavalesco - materiais, cores, formas, esculturas e volumes - podem contribuir para a amplificação de discursos que têm origem em textos escritos na sinopse e/ou na justificativa dos enredos que os carros alegóricos atuam como unidades narrativas.

Biographie de l'auteur

João Gustavo Martins Melo de Sousa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES)

 

 

Références

ARISTÓTELES. Poética. Tradução Eudoro de Sousa. 2. ed. Imprensa Nacional. Série Universitária. Clássicos de Filosofia - Casa da Moeda, 1990.

BECKER, H. Uma teoria da ação coletiva. (Trad. NUNES, M. B. M. L.). Rio de Janeiro: Editora Zahar, 1976.

BONFIM, Evandro de Sousa. (2019). “Só Momo expulsa o Crivella das pessoas”: Críticas não-verbais e carnavalescas à Prefeitura do Rio de Janeiro. Policromias. Vol. 4, n. 1.

BENJAMIN, Walter. Origem do Drama Barroco Alemão. Trad. Sérgio Paulo Rouanet, São Paulo, Brasiliense. 1984.

CAVALCANTI, Maria Laura V. C. Carnaval, ritual e arte. Rio de Janeiro: 7 letras, 2015.

CEIA, Carlos. Sobre o conceito de alegoria. Lisboa: Revista Matraga, 1998.

FERREIRA, Felipe. O livro de ouro do carnaval brasileiro. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

________________. Palco dos sonhos: 30 de anos de Sambódromo. Rio de Janeiro: RSC Publicidade e Eventos, 2016.

LOUREIRO, João de Jesus Paes, A Conversão Semiótica na Arte e na Cultura. Belém: Editora UFPA, 2007.

MACQUEEN, John. Allegory: the critical idiom. London/New York: Methuen & Co. Ltd. 1970.

SANTA BRÍGIDA, Miguel. O maior espetáculo da Terra: o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro como cena contemporânea na Sapucaí. 2006. 255 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2006.

SANTOS, Nilton da Silva. Entre a precariedade e a profissionalização: apontamentos sobre o lugar do carnavalesco no Rio de Janeiro. Textos escolhidos de cultura e arte populares. Rio de Janeiro, v.6, n.1, p. 151-159, 2009.

SOUSA, João Gustavo Martins Melo de. Vestidos para brilhar: uma epopeia dos grandes destaques do Carnaval carioca. Rio de Janeiro: Editora Rico, 2018.

SOUZA, Tânia Conceição Clemente. Carnaval e memória: das imagens e dos discursos. Niterói: Revista Contracampo. 10.22409/contracampo.v0i05.457, 2008.

______________________________. Mídia e ressonâncias discursivas de um mito Bakairi (Karib). Comunicação no XXXIII Enanpoll, Cuiabá, MT, 2018.

Téléchargements

Publiée

2021-01-22