FOTOGRAFIA E O PERTENCIMENTO DOS POVOS ORIGINÁRIOS DO BRASIL

Auteurs

  • Marcop Acselrad Unifor - Universidade de Fortaleza/ UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Helosa Maria de Castro Araujo Mestre e doutoranda em Comunicação - UFC

DOI :

https://doi.org/10.61358/policromias.v8i2.59637

Mots-clés :

fotografia, povos originários, decolonialidade

Résumé

Este trabalho, cujo título “Fotografia e o pertencimento de povos originários do Brasil surge a partir do primeiro capítulo da dissertação apresentada e defendida em janeiro de 2023 no Programa de Pós-graduação em comunicação na linha 1 de pesquisa em fotografia e audiovisual da Universidade Federal do Ceará, desenvolvida a partir de estudos decoloniais, descoloniais e contra coloniais sobre fotografia, povos originários e decolonialidade de modo a circular caminhos pela história da fotografia capazes de pluralizar olhares contra a história única da imagem de indígenas brasileiros, com o título ‘Fotografia dos povos originários no instagram: análise e retomada’. De que forma a história da fotografia contribui para as relações e agenciamentos entre fotógrafo e fotografados? Com o suporte dos estudos de autores como Walter Benjamin, Grada Kilomba, Ariella Azoulay, Antônio Bispo e Daniel Munduruku, utilizando as costuras da metodologia decolonial, foi possível observar o quanto ainda precisamos estar atentas/os às imagens que oprimem corpos indígenas, e fazer despertar, enquanto responsáveis, de forma consciente, narrativas alternativas que possam trazer consigo a pluralidade imagética dos nossos povos originários.

Bibliographies de l'auteur

Marcop Acselrad, Unifor - Universidade de Fortaleza/ UFC - Universidade Federal do Ceará

Doutor em Comunicação pela UFRJ

Professor Titular da Unifor - Universidade de Fortaleza

Professor Colaborador do Programa de Pos-graduação em Comunicação da UFC

Helosa Maria de Castro Araujo, Mestre e doutoranda em Comunicação - UFC

Mestre de doutoranda em Comunicação pela UFC

Références

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Publiée

2023-10-19

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