O CORPO FEMININO EM CANÇÕES DO BREGA FUNK: QUANDO AS MULHERES FALAM SOBRE SI
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.65585Resumo
O trabalho é um recorte de uma pesquisa mais ampla, focalizada nos discursos proferidos por MCs mulheres no estilo musical brega funk, ritmo originário da periferia do Recife-PE que se expandiu por todo o mundo. Neste artigo, destacamos as discussões realizadas a partir da categoria - corpo, observando como o corpo feminino é abordado nas canções analisadas e refletindo se o protagonismo feminino nas produções musicais do gênero brega funk tem contribuído para modificar os discursos sobre a mulher, propagados socialmente. A partir das contribuições da Análise do Discurso de linha francesa e de teóricos como Orlandi (2007), Foucault (1996) e Chauí (2008), utilizamos as concepções sobre discurso, interdiscurso, língua, sujeito e ideologia. Também os apontamentos de Priori (2011) e Wolf (2021), acerca da temática das lutas femininas, em busca dos direitos da mulher e ocupação dos espaços nas esferas sociais. Pudemos constatar que o protagonismo feminino nesse estilo musical acarretou algumas mudanças nos discursos proferidos acerca do corpo feminino nas músicas, modificando as posições sujeito dos indivíduos, (as mulheres têm assumido uma posição que antes era ocupada por uma figura masculina), mas, mantendo uma concepção do corpo muito ligada a sua sexualidade, evidenciando que houve mudanças, mas também permanências.
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