DE “IMPRECIONANTE” (SIC) A IMPRESSIONANTES EFEITOS DE SENTIDO: ANÁLISE DO DISCURSO DO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, WEINTRAUB, NO TWITTER

Autores

  • Dalexon Sergio da Silva Pós-doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES, pela Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal https://orcid.org/0000-0002-5977-361X
  • Claudemir dos Santos Silva Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, bolsista FACEPE. Recife, Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-7198-1374

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i1.31808

Palavras-chave:

Sujeito, Efeitos de sentido, Memória discursiva, Formação discursiva, Formação imaginária.

Resumo

Este trabalho promove um gesto teórico-analítico sobre dois comentários de internautas em respostas, acerca de uma publicação do ministro da Educação do Brasil, Abraham Weintraub, em 08/01/2020, no Twitter, onde ele comete um erro de grafia e escreve a palavra “impressionante”, com a letra ‘c”, isso depois de já ter errado na escrita de outras palavras em português, em documentos oficiais, tais como “paralização”, com ‘z” e suspenção, com ‘ç”. Assim, pelo viés da teoria e método da Análise do Discurso de linha francesa (AD), baseado nos estudos de Pêcheux na Europa, Orlandi e estudiosos no Brasil, este trabalho mobiliza as noções de sujeito, efeitos de sentido, memória discursiva, formação discursiva e imaginária, para analisar esses comentários, que funcionam como unidades de sentido em relação à situação, pois não interessa aqui analisar estritamente problemas ortográficos e sim, o lugar social de poder e de liturgia no qual o sujeito enuncia tocado principalmente pelas formações imaginárias que via memória discursiva circulam numa sociedade sobre como deve se manifestar em público a maior autoridade num país e que é responsável pela alfabetização de crianças desta nação, dentre outras atribuições educacionais: o Ministro da Educação de um país.

Biografia do Autor

Dalexon Sergio da Silva, Pós-doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES, pela Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal

Pós-doutorando e Doutor em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) em Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior – PDSE – CAPES, pela Universidade de Lisboa/Universidade Aberta de Lisboa. Membro do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - Portugal

Claudemir dos Santos Silva, Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, bolsista FACEPE. Recife, Pernambuco

Mestre e Doutorando em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, bolsista FACEPE. Recife, Pernambuco

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Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigos