“10 ações anticorrupção | rewind”: uma análise discursiva de uma propaganda da Petrobras

Autores

  • Millaine de Souza Carvalho Universidade Federal de Pelotas
  • Camila Zurchimitten Barbachã Universidade Federal de Pelotas
  • Luciana Iost Vinhas Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0003-1026-2277

Palavras-chave:

Discurso, Petrobras, propaganda

Resumo

Em 2009, no Brasil, teve início a operação investigativa conhecida por Lava Jato, a qual é considerada pelo Ministério Público Federal como a maior investigação anticorrupção brasileira. Durante essa operação, foram descobertos esquemas de desvios de recursos da Petrobras, estatal de exploração petrolífera, cuja economia é mista e tem por acionista majoritário o governo brasileiro. Nesse contexto “anticorrupção”, no dia 29 de outubro de 2018, a Petrobras lançou uma campanha publicitária de onze vídeos intitulada “Confiança”, cujo objetivo era divulgar as ações anticorrupção implementadas pela empresa. Foi selecionado, como corpus do presente estudo, o segundo vídeo da campanha, publicado sob o título “10 ações anticorrupção│rewind”. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo compreender a função dessa propaganda na atual conjuntura brasileira, buscando dessuperficializar os efeitos de sentido que podem ser estabelecidos a partir da peça publicitária. Para tal, ancora-se teoricamente na Análise de Discurso de tradição pêcheuxtiana. A partir do gesto de interpretação realizado, atentou-se a como as condições de produção amplas e imediatas determinam as possibilidades de dizeres sobre a empresa, fazendo com que as diferentes leituras do texto narrado, a partir da Formação Discursiva à qual se filiam, produzam diferentes efeitos de sentido sobre a Petrobras.

Referências

HENRY, P. A ferramenta imperfeita: língua, sujeito e discurso. Tradução de Maria Fausta P. de Castro. Campinas: Editora da UNICAMP, 1992.

______. Construções relativas e articulações discursivas. Tradução de João Wanderley Geraldi e Celene Margarida Cruz. Caderno de Estudos da Linguagem. Campinas, v. 19, s/n, p. 43-64, jul./dez. 1990.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (re)ler Michel Pêcheux hoje. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.

NUNES, J. H. ‘O discurso são funciona de modo isolado’. Jornal da UNICAMP, Campinas, 16 a 31 dez. 2013. Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/ju/587/o-discurso-nao-funciona-de-modo-isolado>. Acesso em: 27 jan. 2019.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas: Pontes, 2013.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 4. ed. Tradução de Eni Puccinelli Orlandi et al. Campinas: Editora da UNICAMP, 2009 [1975].

PÊCHEUX, M.; FUCHS, C. A propósito de uma análise automática do discurso: atualizações e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; Hak, Tony (orgs). 4. ed. Tradução de Bethania S. Mariani et al. Por uma análise do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 2010. p. 159-249.

PETROBRAS. 10 ações anticorrupção: rewind. 2018. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=h-cYHX0NFdw>. Acesso em: 19 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-05

Edição

Seção

Artigos