SAMBÓDROMO DO CARNAVAL CARIOCA: NOTAS INICIAIS DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61358/policromias.v5i4.38481

Palavras-chave:

Sambódromo, Carnaval Carioca, Escolas de Samba, Cultura Popular, Samba.

Resumo

Este ensaio é uma revisão bibliográfica introdutória sobre o sambódromo do carnaval carioca. Este fica na área central da cidade do Rio de Janeiro. Trata-se de uma avenida, uma rua, um lugar específico que demarca na memória coletiva o lugar privilegiado dos desfiles das escolas de samba na cidade. Este espaço tem funcionamento reduzido durante a maior parte do ano, servindo apenas como cruzamento entre ruas próximas e eventualmente para alguns eventos artísticos específicos. Durante o carnaval é acionado como o palco iluminado de um espetáculo quase centenário e internacionalmente reconhecido. No período carnavalesco o sambódromo se torna um espaço que não está imerso na vida cotidiana, da sua normalidade, mas sim em uma dimensão espaço temporal diferenciada. Ritualiza-se. Proponho neste breve ensaio uma discussão inicial cujos principais objetivos são entender a relação de espaço e o universo das escolas de samba, concebendo o desfile como uma prática ritual e a construção do Sambódromo como um marco.

Biografia do Autor

Mauro Cordeiro de Oliveira Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ).

Referências

CAVALCANTI, Maria Laura Viveiro de Castro. Os sentidos no espetáculo. Revista de Antropologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, vol.45, n.1, 2002, pp. 35-72.

______. Carnaval Carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, UFRJ, 2006.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano I: as artes do fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DAMATTA, Roberto. Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1997.

HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

GUATTARI, Felix. “Espaço e poder: a criação de territórios na cidade”. In Espaço e debates, n° 16. São Paulo, 1985

LEOPOLODI, José Sávio. Escola de Samba: ritual e sociedade. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2010.

SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço. Habitar, fundir, distribuir, transformar. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2016.

SILVANO, Filomena. Antropologia do Espaço. Uma Introdução. Oeiras: Celta, 2001.

SIMAS, Luiz Antônio. LOPES, Nei. DICIONARIO DA HISTÓRIA SOCIAL DO SAMBA. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 2015.

SODRÉ, Muniz. O terreiro e a cidade: a forma social negro-brasileira. Bahia: Fundação cultural do Estado da Bahia, 2002.

PINHEIRO, Márcia Leitão e CARNEIRO, Sandra Sá. “Revitalização urbana, patrimônio e memórias no Rio de Janeiro: usos e apropriações do Cais do Valongo”. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2016, vol.29, n.57, pp.67-86.

Downloads

Publicado

2021-01-22