A LÓGICA POÉTICA DAS IMAGENS: HILDA HILST NO CINEMA
Palavras-chave:
Hilda Hilst, Eduardo Nunes, Literatura e cinema, Unicórnio (filme).Resumo
O artigo propõe uma reflexão a respeito das singularidades da prosa de ficção da escritora Hilda Hilst e as soluções encontradas pelo diretor Eduardo Nunes para transpô-la para a linguagem cinematográfica em seu longa-metragem Unicórnio (2018). Tomando como principais referências teóricas ensaios de Wim Wenders e Andrei Tarkovski a propósito da relação e tensão entre história (narrativa em palavras, pressupondo-se linearidade no encadeamento dos fatos) e imagem no cinema, procura-se demonstrar como Nunes vale-se de uma lógica poética para a organização formal de seu filme, buscando capturar as diversas sugestões imagéticas de forte impacto sensorial da prosa de Hilst.
Referências
HILST, H. “O Unicórnio” e “Matamoros (Da fantasia)”. In Da prosa. Vol. 1. São Paulo, Companhia das Letras, 2018.
NUNES, E. Eduardo Nunes adapta Hilda Hilst para os cinemas e lança seu filme na Flip. GQ Brasil. 2018. Disponível em: https://gq.globo.com/Cultura/Cinema/noticia/2018/07/eduardo-nunes-adapta-hilda-hilst-para-os-cinemas-e-lanca-seu-filme-na-flip.html. Acesso em 21 de janeiro de 2021.
ROCHA, G. “A passagem das mitologias (Portugal, agosto de 1981)”. In: PIERRE, S. Glauber Rocha: Textos e entrevistas com Glauber Rocha. Trad. Eleonora Bottmann. Campinas-SP, Papirus, 1996.
TARKOVSKI, A. Esculpir o tempo. Trad. Jefferson Luiz. São Paulo, Martins Fontes, 2010.
WENDERS, W. A lógica das imagens. Trad. Maria Alexandra Lopes. Lisboa, Edições 70, 2010.
WOOLF, V. O sol e o peixe: prosas poéticas. Seleção e tradução Tomaz Tadeu. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2015.
Ficha técnica do filme
Unicórnio (2018). Direção e roteiro de Eduardo Nunes. Elenco: Patrícia Pillar, Barbara Luz, Lee Taylor, Zé Carlos Machado. Direção de Fotografia: Mauro Pinheiro Jr., ABC. Direção de Arte: André Weller. Figurino: Luciana Buarque. Som: Roberto de Oliveira. Música: Zé Nogueira. Animação: Marão. Montagem: Flávio Zettel.