PSICANÁLISE E TELEVISÃO: DAR IMAGEM AO MOVIMENTO
Palavras-chave:
Psicanálise, Imagem, Realismo, TelevisãoResumo
A imagem televisiva é criada a partir de um espaço contínuo e disperso, condensado em uma de suas criações mais férteis: os reality shows. Nestes, a lógica do fascínio das imagens impera na relação entre tela e espectador. Este artigo discute o estatuto da imagem na televisão a partir de um diálogo entre autores da filosofia da imagem, da comunicação visual e da psicanálise. Na perspectiva psicanalítica lacaniana, o fascínio da imagem é produzido não somente pelo espaço televisivo, mas, sobretudo, pelo olhar do espectador. Com esse referencial teórico, aborda-se a imagem televisiva para além de um paradigma representacional pautado no realismo, ancorando-se em outra forma de materialidade, encarnada no próprio olhar. O fascínio é interpretado como uma cena própria da relação do sujeito com as imagens, produzindo uma ruptura que as endereça para um outro lugar, fora do campo perceptivo. A partir dessa outra cena do olhar, apresenta-se um modo de fundamentar a investigação com imagens televisivas em psicanálise.
Referências
BAND. Masterchef. 2021. Programa de TV.
BAUDRILLARD, J. “Televisão/Revolução: o Caso Romênia”. In: PARENTE, André (Org.) Imagem Máquina. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011. p. 147-154.
BUCCI, E. “Sobre a televisão”. In. KEHL, M. R.; BUCCI, E. (Org.). Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.
BUCCI, E. A superindústria do imaginário: como o capital transformou o olhar em trabalho e se apropriou de tudo que é visível. Rio de Janeiro: Autêntica, 2021.
DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
EHRENBERG, K; SOUZA, R. “Internet, transmídia e audiência participativa no universo das emissoras de TV aberta brasileiras”. Animus: Revista Interamericana de Comunicação Midiática, v. 18, n. 36, p. 75-94, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/37383 . Acesso em: 02 out. 2021.
FELDMAN, I. “O apelo realista”. Revista FAMECOS, v. 15, n. 36, p. 61-68, 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4416 . Acesso em: 10 out. 2021.
FREITAS, A. S.; WEINMANN, A. O. “Conjugando imagens, vertendo o olhar: notas sobre o filme ‘Perfect sense’”. Parrésia: Revista Discente de Psicologia, Assis, v. 1, n. 1, 2017, p. 21-32.
FREUD, S. Pulsões e seus destinos. In. Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica editora, 2013. Publicação original 1915.
FREUD, S. Interpretação dos sonhos. Porto Alegre: L&PM Editora, 2017. Publicação original: 1900.
FREUD, S. “Lembranças encobridoras”. In. FREUD, S. Estudos sobre a histeria. Rio de Janeiro: Companhia das Letras. 2016. Publicação original: 1899.
GLOBO. Big Brother Brasil. 2021. Programa de TV.
GLOBO. No limite. 2021. Programa de TV.
GLOBO. The Voice. 2021. Programa de TV.
GOMES, A. C. C.; PEDROSA FILHO, R. B. A.; TEXEIRA, L. C. “Nem ver, nem olhar: Visualizar! Sobre a exibição dos adolescentes nas redes sociais”. Ágora: estudos em teoria psicanalítica, v. 24, n. 1, p. 91-99, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/agora/a/vGnfQLMdCQck5HscGGb7wLg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 out. 2021.
HOOKS, Bell. “O olhar opositivo: a espectadora negra”. Fora de quadro, 26 maio 2017. Disponível em: https://foradequadro.com/2017/05/26/o-olhar-opositivo-a-espectadora-negrapor-bell-hooks/ . Acesso em: 15 out. 2021.
JOST, F. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina Editora, 2007.
LACAN, J. O Seminário - Livro 4: A relação de objeto. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995. Publicação original: 1956-57.
LACAN, J. “A instância da letra no inconsciente ou a razão desde Freud”. In. LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998. p. 496-533. Publicação original: 1957.
LACAN, J. O Seminário - Livro 11: Os quatros conceitos fundamentais em psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008. Publicação original: 1964.
LACAN, J. O Seminário - Livro 18: De um discurso que não fosse semblante. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009. Publicação original: 1971.
LACAN, J. Televisão. Jorge Zahar, 1993. Publicação original: 1974.
LAIA, S. “A visão de longe: televisão”. In. ZBRUN, M. (Org.). A imagem rainha: as formas do imaginário nas estruturas clinicas e na prática psicanalítica. Rio de Janeiro: 7 letras, 1995. p. 407-417.
NETFLIX. Brincando com fogo. 2021. Programa de TV.
NETFLIX. Casamento às cegas. 2021. Programa de TV.
NETFLIX. The Circle. 2021. Programa de TV.
MORENO, V. BBB 21 chega à final com recordes e favoritismo de Juliette. Folha de São Paulo, São Paulo, 4 maio 2021. Disponível em: https://f5.folha.uol.com.br/televisao/bbb21/2021/05/bbb-21-chega-a-final-com-numeros-recordes-e-favoritismo-de-juliette.shtml?origin=folha . Acesso em: 12 out. 2021.
MTV. Catfish: The TV Show. (2012-). Programa de TV.
RECORD TV. A fazenda. 2021. Programa de TV.
REZENDE, R.; LAVINAS, E. L. C. “Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV”. Lumina, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 75–94, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240 . Acesso em: 5 out. 2021.
RIVERA, T. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: SESI-SP Editora, 2018.
VIANA, S. Rituais de sofrimento. São Paulo: Boitempo, 2012.
VIVAS, H. C. “Causa de desejo”. In. AMP (Org.). Scilicet: os objetos a na experiência psicanalítica. Rio de Janeiro: Contra-capa, 2008. p 47-50.
ŽIŽEK, S. Bem-vindo ao deserto do real. São Paulo: Boitempo, 2003.