A CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO FILME SELMA E NO TWITTER
caminhos de resistência
DOI:
https://doi.org/10.61358/policromias.2025.v10n2.65239Resumen
Neste trabalho, objetivamos compreender a constituição das identidades negras, a partir das mídias como superfície para processos sócio-políticos, numa abordagem discursiva do filme Selma: uma luta pela igualdade (2014) e na rede social Twitter. O enredo do filme retrata a luta que antecedeu à conquista do voto eleitoral dos negros nos EUA, em 1965. Em diálogo temático, o recorte da rede social mostra o caso George Floyd, um homem negro que sofre violência policial. Assumimos os pressupostos teórico-metodológicos de Foucault (2014), principalmente as noções de enunciado, discurso, poder e sujeito para investigarmos a materialidade da imagem e do som na produção de sentidos. Seguimos o método arquegenealógico para recortar cenas e planos mais significativos para a temática da identidade afro-descendente e investigar como os sentidos de corpo negro são produzidos na atualidade. Além dos estudos foucaultianos, apoiamos em Davis (2016) para conhecimentos sobre raça e Almeida (2020) considerando o racismo estrutural. Concluímos que as discussões em torno da constituição das identidades negras são configuradas por estratégias contemporâneas de afirmação de outros horizontes identitários nas mídias.
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