Revisitando “O´Kinimbá”

Autores

  • Sérgio Anderson de Moura Miranda Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Andrea Albuquerque Adour da Camara Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v30i2.26120

Palavras-chave:

música brasileira, nacionalismo musical, canção brasileira, línguas africanas, etnolinguística, práticas interpretativas

Resumo

Esse artigo apresenta novas descobertas de pesquisa a respeito da obra “O’Kinimbá”, primeira canção do ciclo Cinco canções nordestinas do folclore brasileiro, harmonizadas para canto e piano, de Ernani Braga. Os resultados pretendem complementar “O’Kinimbá, obra para canto e piano de Ernani Braga: uma análise para performance”, comunicação de pesquisa apresentada em 2014, na UFRJ, durante o III SIMPOM, com artigo publicado nos Anais daquele evento. A nova descoberta revela que o manuscrito recolhido em Recife, e realizado por Ernani Braga, foi encontrado em publicação intitulada Estudos Afro-Brasileiros (1935), anais do I Congresso Afro-Brasileiro, liderado por Gilberto Freyre, e que teve uma segunda edição em fac-símile em 1988, realizada pela editora Massangana, por iniciativa da Fundação José Bonifácio. Desse modo, realizamos uma análise comparativa entre a versão manuscrita recolhida pelo compositor em 1934 e a peça “O’ Kinimbá” composta para canto e piano no ciclo de canções de Braga.

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Publicado

2017-12-30