Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista (não serão aceitas versões ou extrações de trabalhos publicados anteriormente, incluindo trechos de dissertações e teses).
  • O arquivo da submissão está em formato DOC, DOCX, ODT ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (artigos completos e resenhas), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

O Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música recebe e avalia continuamente os trabalhos enviados para publicação no sistema de avaliação anônima, com pareceristas externos, de modo que no encerramento de uma edição os trabalhos ainda em fase de avaliação já estejam sendo considerados para o número seguinte (salvo para dossiês temáticos).

Os artigos submetidos à Revista Brasileira de Música devem atender às normas abaixo relacionadas, e toda a padronização de conteúdo concernente a formatação, citação e referenciação aqui não incluída deve considerar as normativas da ABNT:

  1. O texto deve ser inédito e enfocar questões relacionadas aos domínios supracitados ou às áreas objetos de chamadas temáticas específicas.
  2. O texto pode ser apresentado em português, inglês ou espanhol e deve ser enviado nos formatos DOC, DOCX, ODT ou RTF.
  3. No topo da página inicial, deverá ser editorado o seguinte cabeçalho:
    Submeto o artigo intitulado “...” para apreciação do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música. Em caso de aprovação, autorizo a publicação eletrônica (online) na plataforma OJS (Open Journal System) da revista (https://revistas.ufrj.br/index.php/rbm/).
    Dados dos autores:
    1º autor (nome em publicações): ____________________________
    Endereço completo: _______________________________________
    Telefone: (___) ____________
    E-mail: _______________________

    2º autor (nome em publicações): ____________________________
    Endereço completo: _______________________________________
    Telefone: (___) ____________
    E-mail: _______________________
    (Acrescentar mais autores se necessário)
  4. Em sequência ao cabeçalho, o(s) autor(es) deve(m) incluir uma sinopse de sua atuação profissional ou formação acadêmica de até 100 palavras, na seguinte ordem: afiliação institucional, titulação (da mais alta para a mais baixa), ORCID, outras informações sobre formação e atividades profissionais que considerar relevantes, principais publicações, prêmios e títulos honoríficos.
  5. O texto deverá ter entre 6.000 e 9.000 palavras (não incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas, notas e referências bibliográficas).
  6. O texto deverá ser enviado no seguinte formato: páginas tamanho A4, com margens de 2,5 cm e alinhamento justificado.
  7. O texto deverá conter resumo no idioma em que é apresentado, com até 150 palavras e a indicação de três a seis palavras-chave editorados abaixo da sinopse sobre o autor, seguidos de título em inglêsabstract e keywords (para trabalhos em português e espanhol).
  8. Elementos pré-textuais (cabeçalho, sinopse, resumo, palavras-chave, abstract e keywords), notas de rodapé e legendas de figuras devem ser editorados em fonte tipográfica Times New Roman, corpo 10, espaçamento entrelinhas simples e alinhamento justificado. O corpo do texto e as referências bibliográficas devem ser editorados com a mesma fonte, corpo 12, espaçamento 1,5 e alinhamento justificado.
  9. As citações indiretas devem estar indicadas no texto pelo sistema autor-data, de acordo com o recomendado pelas normas da ABNT (NBR-10520), com a ressalva de que o(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) citado(s) deve(m) aparecer sempre em caixa alta-baixa.
  10. As referências bibliográficas deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023); não utilizar travessão quando o autor e/ou título for repetido.
  11. As notas de texto deverão ser inseridas como “notas de rodapé”.
  12. Imagens, tais como ilustrações, exemplos musicais, tabelas, figuras, quadros etc. devem ser inseridas no corpo do texto como figura (resolução de 300 dpi) e identificadas na parte inferior com a devida numeração e legenda que expresse sinteticamente o significado das informações ali reunidas. Após a aprovação do texto para publicação, as imagens deverão ser enviadas separadamente em arquivos individuais em formato PDF (resolução de 300 dpi ou superior) e nomeados segundo a ordem de entrada no texto. Por exemplo: fig_1.pdf; fig_2.pdf; fig_3.pdf; quadro_1.pdf; quadro_2.pdf etc.
  13. A obtenção de permissão para reprodução de imagens, tais como ilustrações, textos musicais, tabelas, figuras etc. é de responsabilidade do autor.

Revista Brasileira de Música tem interesse em publicar resenhas sobre livros, CDs, DVDs, partituras, produtos de hipermídia e demais publicações recentes (últimos 5 anos) de interesse para a área. As resenhas devem oferecer uma apreciação crítica sobre a contribuição da obra ou conjunto de obras, para o desenvolvimento da área ou campo de estudo pertinente – considerando todas as normas supracitadas e não excedendo 6.000 palavras.

O Conselho Editorial reserva-se o direito de realizar nos textos todas as modificações formais necessárias ao enquadramento no projeto gráfico da revista. A aprovação do artigo é de inteira responsabilidade do Conselho Editorial, ouvidos os pareceristas ad hoc. O conteúdo dos textos publicados, bem como a veracidade das informações fornecidas pelo(s) autor(es), são de inteira responsabilidade deste(s) e não expressam a opinião dos Editores ou do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Música.

Artigos

A seção "Artigos" da Revista Brasileira de Música comporta entre 3 e 5 artigos por edição, recebidos no sistema de "fluxo contínuo", a decisão editorial final sendo dependente do processo de avaliação cega por pares. As contribuições devem ser originais e inéditas, não sendo aceitas versões ou ampliações de trabalhos publicados anteriormente sob qualquer forma.

Dossiê temático

A seção "dossiê temático" da Revista Brasileira de Música comporta um máximo de 12 artigos por edição, a decisão editorial final sendo informada pelo sistema de pontuação adotado no processo de avaliação cega por pares. As contribuições devem ser originais e inéditas, não sendo aceitas versões ou ampliações de trabalhos publicados anteriormente sob qualquer forma.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.