Repensar a cultura musical: reformulações canônicas na era pós-tonal

Autores

  • Robert P. Morgan Yale University

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v30i1.26302

Palavras-chave:

Música contemporânea, século XX, cânone, tradição e mudança, diversidade cultural, estilo musical

Resumo

O artigo discute o conceito de cânone musical e as diversas questões atreladas à história da teoria musical ocidental, a condição pós-tonal e a diversidade da cultura musical contemporânea. Discute três acepções de cânone: (1) um corpus de obras exemplares coligidas do passado, ou seja, repertório; (2) uma lei ou regra de conduta para a construção musical; estas duas acepões de cânone são indissociáveis e levam a uma acepção mais geral de (3) cânone como linguagem. As pluralidades musicais e culturais contemporâneas demandam (1) que o cânone seja alargado, de modo a se tornar mais inclusivo dos diversos tipos de música que se intersectam na experiência presente; e (2) o reconhecimento de uma estrutura multicanônica, com os respectivos padrões de excelência. A realidade multicanônica requer a reformulação do conceito de cultura musical.

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Publicado

2017-06-30