A possível contribuição de Theodor Lachner no Anexo Musical de Spix e Martius e os primórdios da canção popular desde Herder e Lereno

Autores

  • Dorothea Hofmann Hochschule für Musik und Theater München
  • Rubens Russomanno Ricciardi Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v30i1.26320

Palavras-chave:

Brasil séculos XVIII e XIX, canção popular, Volkslied, relato de viagem, transcrição musical

Resumo

Este ensaio trata de duas questões histórico-musicológicas diretamente relacionadas. A primeira diz respeito a Herder, no final do século XVIII, inventor, na Prússia, do conceito de Volkslied, e sua repercussão imediata, com Lereno, no universo luso-brasileiro. Antes impensável, o conceito de canção popular passa a nortear o trabalho de poetas e compositores, com a edição de livros de poemas e álbuns de canções compostas em tom popular. A segunda questão trata de como este novo gênero vai influenciar diretamente a concepção do Anexo Musical para a Viagem no Brasil, de Martius e Spix. Ninguém menos que Goethe, com a mesma diretriz inaugurada por Herder, incentivou Martius a publicar as melodias indígenas e as canções populares brasileiras. Por fim, levanta-se a hipótese de que Theodor Lachner, até aqui desconhecido, tenha sido responsável pela elaboração daquelas partituras de canções brasileiras editadas em Munique, entre 1825 e 1826.

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Publicado

2017-06-30