Netnografia das relações entre música e religião: televisão, ciberespaço e redes sociais – Cleverson Silva na banda de Ivete Sangalo no Altas Horas

Autores

  • Tiago dos Santos de Souza Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro; Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v30i1.26331

Palavras-chave:

Estudos de música popular, netnografia, música e religião, música e mercado, música e mídia, redes sociais

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de uma série de postagens, publicadas no período de 1 a 30 de setembro de 2016, em um perfil profissional da rede social Facebook. Tais posts teriam como tema principal a participação pontual – o chamado trabalho freelance – do músico brasileiro Cleverson Silva (1985- ) na banda da cantora Ivete Sangalo (1972- ) em um episódio do Programa Altas Horas, da Rede Globo de Televisão. Este estudo adota as ferramentas oriundas da netnografia para o cotejamento e análise de dados, visando a identificar como mundos distintos – nesse caso, religião e arte – interagem no ciberespaço e acabam modelando a forma como um objeto artístico é recepcionado. O conceito de emaranhado, oriundo das reflexões de Ingold, o conceito bakhtiniano de enunciado e a teoria do Umwelt de Uexküll orientam esta abordagem, que tem o intuito de compreender as interações entre arte e as redes sociais. Este estudo de caso leva à conclusão de que alguns objetos não devem ser analisados apenas em seu conteúdo musical, pois em certas instâncias – e o ciberespaço é uma delas – isso é o que menos importa.

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Publicado

2017-06-30