Projeto Centenário de Carmen Miranda

Autores

  • Ana Cristina Santos de Paula Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v32i1.29141

Palavras-chave:

Carmen Miranda, pedagogia musical, flauta doce, música popular brasileira, projeto pedagógico

Resumo

Esse relato de experiência tem por objetivo demonstrar como classes heterogêneas, em relação ao conhecimento formal de música, conseguiram aproximar os níveis de conhecimento, através de um repertório extraído da música popular brasileira. O Projeto Centenário de Carmen Miranda fez com que os alunos do 6º ano do ano letivo de 2009 do Campus Engenho Novo II do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, evoluíssem na técnica da flauta doce, na leitura e escrita musical tradicional, no conhecimento de conceitos formais de música, vivenciando o prazer de tocarem juntos, tendo seus ritmos de aprendizagem individuais respeitados, assim como seus saberes anteriores. O texto relata as etapas de desenvolvimento do projeto que teve como produção final uma apresentação musical sobre Carmen Miranda para a comunidade escolar.

Publicado

2019-10-01