A presença portuguesa no Theatro da Paz às vésperas da retomada das temporadas de ópera em Belém do Pará

Autores

  • Mário Alexandre Dantas Barbosa Colégio Pedro II; Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v29i1.29169

Palavras-chave:

Relações culturais Brasil e Portugal, Belém do Pará, século XIX, opereta, teatro musical, companhias de ópera

Resumo

O presente artigo oferece um panorama da presença de música e músicos portugueses no principal palco da capital paraense, o Theatro da Paz, ao fim de um triênio marcado pela ausência de temporadas de ópera. O levantamento aqui realizado, fruto de pesquisa em periódicos de época, cobre o segundo semestre de 1899 e mostra como a sociedade belemense foi suprida nesse período por espetáculos de gêneros afiliados ao teatro musicado. Busca dimensionar a importância do trânsito cultural de artistas e repertórios de origem lusitana no efervescente centro artístico do Norte do Brasil no apogeu de sua Belle Époque.

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