Ernesto Nazareth, uma questão de gênero: entre manuscritos, edições e discos de época

Autores

  • Marcelo Verzoni Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v28i1.29218

Palavras-chave:

Música brasileira, música popular, mercado musical, gênero musical, século XIX, século XX

Resumo

Este estudo aborda o conjunto da obra de Ernesto Nazareth (1863-1934) com o intuito de discutir a questão de gênero musical por meio da análise dos documentos de época que indicam sua denominação e da comparação com as denominações atribuídas posteriormente por diversas práticas musicais. Especial ênfase é dada aos termos “tango” e “choro”, que são cotejados nos manuscritos musicais, partituras editadas e discos de época. Conclui-se que a atribuição de gênero musical não esteve necessariamente atrelada a concepções estilísticas, mas sobretudo a condicionantes de caráter comercial-mercadológico, vinculado aos modismos em que se enredavam os editores e os produtores de espetáculos.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Artigos