A ceia dos cardeais, ópera de Arthur Iberê de Lemos: sua criação e estreia

Autores

  • Mauro Camilo de Chantal Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Adriana Giarola Kayama Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v28i1.29221

Palavras-chave:

Música brasileira, nacionalismo musical, século XX, ópera, Arthur Iberê de Lemos

Resumo

A única ópera completa do compositor paraense Arthur Iberê de Lemos (1901–1967), A ceia dos cardeais, foi composta ao longo de décadas, desde sua criação ao piano até sua orquestração final, tendo sua estreia ocorrida em de 1963, no Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte. O percurso realizado pelo compositor desde os primeiros esboços da obra, aspectos históricos envolvendo sua criação e as tentativas do compositor, apoiados por nomes como Heitor Villa-Lobos e Lorenzo Fernandez, de representação da ópera são tratados no presente artigo. Através deste trabalho, pretende-se divulgar o nome do compositor brasileiro Arthur Iberê de Lemos, bem como a ópera A ceia dos cardeais.

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Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Artigos