Aspectos hamônicos do Choros nº 4 de Villa-Lobos e a linguagem modernista

Autores

  • Marcos Branda Lacerda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i2.29235

Palavras-chave:

Música brasileira, século XX, modernismo, Heitor Villa-Lobos, análise musical

Resumo

Este trabalho realiza, em um primeiro momento, uma breve discussão sobre o conceito de gênero harmônico a partir de estudos analíticos pioneiros do repertório modernista, particularmente de obras de Debussy e Stravinsky. Como se sabe, esses dois autores desempenham papel importante na formação estilística de Villa-Lobos. Em seguida, são apreciados todos os momentos que compõem a primeira parte do Choros  4 de Villa-Lobos. O estudo revela as semelhanças na escolha das fontes de construção harmônica, e também a maneira de articulação formal destas fontes. O trabalho propõe que se busque uma compreensão maior sobre o desempenho do compositor brasileiro no diálogo que manteve com a arte contemporânea.

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Publicado

2011-12-30