Ópera Malazarte: a brasilidade no pensamento modernista de Graça Aranha e Lorenzo Fernândez

Autores

  • José Fortunato Fernandes Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i2.29237

Palavras-chave:

Música brasileira, século XX, identidade nacional, Modernismo, ópera, Lorenzo Fernândez, Graça Aranha

Resumo

O estudo do Modernismo no Brasil nos mostra a formação da concepção de brasilidade na medida em que tal movimento se propôs a novas definições ou a novas maneiras de interpretar o pensamento nacional e de mostrar os caminhos para o seu desenvolvimento. Graça Aranha, autor do libreto da ópera Malazarte, a partir do interesse pela realidade brasileira apresentou um projeto de construção da cultura nacional baseado no estabelecimento de uma nova relação com a natureza brasileira através das categorias de intuição e integração. Nele encontramos a retratação de tradições, festas e instrumentos populares. O folclorismo foi uma das características nas obras de Lorenzo Fernândez. A sua participação no movimento modernista deu-se através da associação da música com a literatura e sua ópera Malazarte foi a primeira, no domínio do teatro lírico brasileiro, a preocupar-se com os elementos musicais de brasilidade.

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Publicado

2011-12-30