A recepção das teorias do dodecafonismo nos últimos Quartetos de cordas de Cláudio Santoro

Autores

  • Rodolfo Coelho de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v24i2.29239

Palavras-chave:

Música brasileira, século XX, música dodecafônica, música serial, hibridismo cultural, Cláudio Santoro

Resumo

Este artigo procura demonstrar as influências que a teoria do serialismo dodecafônico, exposta em textos de Eimert e Krenek, possa ter exercido diretamente sobre a composição dos dois últimos quartetos de Santoro. Comprovou-se que a teoria das séries de todos os intervalos, apresentada por Eimert, contribuiu para a formação de uma série usada por Santoro. Mostramos também que a teoria do espelhamento angular de Eimert, também conhecida como multiplicação da série, sugeriu a Santoro uma hibridação do modelo clássico da modulação tonal com as transposições da série dodecafônica. A análise comprovou ainda que a técnica dodecafônica de Santoro exibe uma consistência equivalente à dos compositores referenciais do serialismo dodecafônico, a despeito da imagem difundida de que ele fazia um uso livre dessa técnica.

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Publicado

2011-12-30