Ofertórios: um microcosmo estilístico de André da Silva Gomes (1752-1844)

Autores

  • Paulo Augusto Soares Procuradoria Geral do Estado de São Paulo
  • Edilson V. Lima Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v25i2.29274

Palavras-chave:

Período Colonial, música sacra, estilo barroco, escola napolitana, música luso-brasileira

Resumo

Os ofertórios de André da Silva Gomes apresentam muitas características comuns concernentes aos parâmetros composicionais que comportam diferentes encaminhamentos no trato musical dos textos litúrgicos. Os elementos de sintaxe musical estão fundamentados nas soluções de expressividade associadas ao Barroco, incluindo o uso constante de figuras retórico-musicais, e são analisados à luz dos preceitos expostos no seu tratado musical A Arte Explicada do Contraponto. Essa série de obras pode ser considerada um microcosmo estilístico do compositor ao transitar com liberdade pelos diferentes estilos musicais vigentes em sua época, desde as rigorosas escolas de escrita contrapontística dos séculos XVI e XVIII, à importante música napolitana adaptada aos horizontes ibero-brasileiros.

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Publicado

2012-12-30