Música religiosa e para as festividades das igrejas em Belém do Pará no final do século XIX

Autores

  • Mário Alexandre Dantas Barbosa Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v25i2.29278

Palavras-chave:

Música sacra paraense, Meneleu Campos, século XIX, século XX

Resumo

Este artigo apresenta um panorama da música sacra em Belém do Pará no momento final do século XIX e da produção sacra do compositor paraense Otávio Meneleu Campos (1872-1927), que atuou em sua cidade natal no primeiro quartel do século XX. A primeira parte, fruto de um minucioso levantamento junto ao periódico A Província do Pará, revela detalhes sobre a atuação dos principais músicos dedicados à provisão de música para o serviço litúrgico e para as festas populares patrocinadas pela Igreja. Tal levantamento tem como recorte temporal o segundo semestre de 1899, vésperas do retorno de Meneleu Campos, que passara quase dez anos no exterior para fins de estudo. A segunda parte, conseguida a partir do cruzamento entre as informações colhidas junto a manuscritos musicais e demais fontes (periódicos e bibliografia específica sobre o compositor) aborda o contexto de composição das obras sacras compostas por Meneleu Campos e apresenta um balanço dessa parcela diante da produção global do compositor.

Downloads

Publicado

2012-12-30