O choro como modelo arquetípico da Teoria Gerativa da Música Tonal

Autores

  • Carlos Almada Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v25i1.29310

Palavras-chave:

SSéculo XX, música popular brasileira, choro, Teoria Gerativa da Música Tonal, modelo arquetípico

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre o gênero choro, a partir de uma perspectiva baseada nos princípios da Teoria Gerativa da Música Tonal (Lerdahl & Jackendoff, 1983). O foco recai sobre um conjunto de seis propriedades que definem o modelo arquetípico dessa teoria. Pretende-se demonstrar que o choro, por suas peculiaridades, se candidata como um desses modelos. Como método principal, tem-se a elaboração e subsequente análise (de acordo com os parâmetros estabelecidos pelas seis propriedades) das estruturas métrica, de agrupamento, temporal-duracional e prolongacional de um trecho de um choro representativo (Proezas de Solon, de Pixinguinha e Benedito Lacerda). Observa-se como resultado do estudo uma forte conformação da peça analisada ao modelo proposto pela Teoria Gerativa.

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Publicado

2012-06-30