“Glauco Velasquez”: uma conferência de Darius Milhaud

Autores

  • Manoel Aranha Corrêa do Lago Academia Brasileira de Música

DOI:

https://doi.org/10.47146/rbm.v23i1.29356

Palavras-chave:

4º Trio, Sociedade Glauco Velasquez, admiração, André Messager, liberdade formal

Resumo

O interesse de Darius Milhaud pela música de Glauco Velasquez começou ainda na França, antes de sua vinda ao Brasil, despertado por comentários entusiásticos de seu professor no Conservatório de Paris, Xavier Leroux, e do maestro André Messager. Nos dois primeiros meses de sua estada no Rio, ele já havia estudado a maior parte da obra de Glauco – lendo-a com Luciano Gallet, Alfredo Gomes, Paulina d’Ambrosio e Frederico Nascimento Filho. Descobriu, na casa de Adelina Alambary, em Paquetá, o 4º Trio, quase completo, cujo texto seria por ele restaurado e, depois, executado com sua participação, em primeira audição mundial, em 1918. Em abril de 1917, Milhaud disponibiliza o Liceu Francês do Rio de Janeiro para um concerto da “Sociedade Glauco Velasquez” em que atuou como violinista, além de conferencista, com uma introdução sobre a música de Glauco, transcrita no Jornal do Commercio. Essa conferência, até hoje inédita, é apresentada neste artigo.

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Publicado

2010-10-30

Edição

Seção

Artigos